domingo, 21 de agosto de 2011

COMO FAZER REDAÇÃO NO ENEM - CONSELHOS E MODELO

O tema proposto pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sempre traz uma situação como tema, geralmente de caráter social, para que o estudante faça uma análise.

 
A banca apresenta textos de apoio, gráficos e (ou) figuras para que o estudante tenha subsídios para analisar o problema apresentado.


Nesse modelo, sempre proponho a meus alunos do ensino médio que façam uma dissertação de quatro parágrafos, quantidade ideal para atingir as 25 linhas propostas.

O aluno deve verbalizar no primeiro parágrafo o problema apresentado como tema, com suas próprias palavras. Nele, não se dá opinião, pois não se trata de dissertação argumentativa. A posição ideológica do aluno (não se omita) vai aparecer nos apontamentos da causa e da conseqüência, e principalmente na conclusão.


No segundo parágrafo, o estudante indica uma causa do problema, o porquê daquilo acontecer; no terceiro, uma conseqüência, em razão dele, ocorre tal coisa.


E na conclusão, como sempre, a banca examinadora pede para que o estudante apresente a solução para o problema.


Exemplo bem resumido:

Introdução: Muitos jovens deixam-se dominar pelo vício em diversos tipos de entorpecentes, mal que se alastra cada vez no Brasil.
Tópico frasal do 2.º parágrafo (causa): Algumas pessoas refugiam-se nas drogas na tentativa de esquecer seus problemas.

Tópico frasal do 3.º parágrafo (consequência): Tornam-se dependentes dos psicóticos dos quais se utilizam e, na maioria das vezes, transformam-se em pessoas inúteis para si mesmas e para a comunidade.

Conclusão (solução): Fazem-se necessárias políticas públicas fortes de prevenção, com atividades culturais e esportivas para a juventude, ocupando-lhe o tempo, formando o caráter dos adolescentes.

Introdução e conclusão devem ser curtas, pois na primeira apresenta-se o problema; na segunda, a solução, sem delongas. A maior parte das linhas deve ser usada nos parágrafos da causa e da conseqüência.


REDAÇÃO ENEM - GRADE DE CORREÇÃO
Entenda como os corretores irão analisar seu texto.
GRADE DE CORREÇÃO (ENEM)

COMPETÊNCIA 1
DEMONSTRAR O DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA

Domínio precário da norma culta, com graves e freqüentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.

Domínio razoável da norma culta, com desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita, pouco aceitáveis nessa etapa de escolaridade.

Bom domínio da norma culta, com pontuais desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Muito bom domínio da norma culta, com raros desvios gramaticais e de convenções da escrita.

ASPECTOS DA NORMA CULTA A SEREM CONSIDERADOS:

A- ADEQUAÇÃO DE REGISTRO
_ formal/coloquial
_variante adequada ao tipo de texto e à situação de interlocução

B. NORMA GRAMATICAL
_sintaxe de concordância, regência e colocação
_pontuação
_flexão

C_CONVENÇÕES DA ESCRITA
_escrita das palavras ( ortografia/acentuação)
_maiúsculas e minúsculas

COMPETÊNCIA 2
COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO/ARGUMENTATIVO.

Desenvolvimento tangencial do tema e apresentação embrionária do tipo de texto dissertativo/argumentativo; ou desenvolvimento tangencial do tema e domínio razoável do tipo de texto dissertativo-argumentativo; ou desenvolvimento razoável do tema e apresentação embrionária do tipo de texto dissertativo-argumentativo.

Desenvolvimento razoável do tema, a partir de considerações próximas do senso comum e domínio precário do tipo de texto dissertativo.

Desenvolvimento razoável do tema e domínio razoável do tipo de texto dissertativo-argumentativo.

Bom desenvolvimento do tema, a partir de um repertório cultural produtivo e de considerações que fogem ao senso comum, e bom domínio do tipo de texto dissertativo-argumentativo.

ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS:

A- TEMA
_autoria: compreensão do tema, articulação de diferentes perspectivas para defesa de um ponto de vista.
_informatividade.
_utilização de conceitos de várias áreas.
_citações, alusões, analogias, exemplificações, dados e informações.

B- ESTRUTURA
_introdução, desenvolvimento, conclusão
_encadeamento e progressão temática.

COMPETÊNCIA 3:
SELECIONAR, RELACIONAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES , FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.

1-Apresenta informações, fatos e opiniões precariamente relacionados ao tema proposto.
2- Apenas apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, ou limita-se a reproduzir os argumentos da proposta de redação.
3-Seleciona informações, fatos, opiniões , argumentos pertinentes ao tema proposto, organizando-os e relacionando-os de forma pouco consistente em relação ao seu projeto de texto.
4-Seleciona, organiza e relaciona de forma consistente, informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto em defesa do ponto de vista defendido em seu projeto de texto.

ASPECTO A SER CONSIDERADO: COERÊNCIA

COMPETÊNCIA 4:
DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGÜÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO.

1-Desarticulação das partes do texto.
2-Articulação precária das partes do texto, devido a problemas freqüentes na utilização de recursos coesivos.
3-Articulação razoável das partes do texto, com problemas eventuais na utilização dos recursos coesivos.
4-Boa articulação das partes do texto, sem problemas graves na utilização de recursos coesivos.

ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS:

_Coesão lexical: sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração, etc.
_Coesão gramatical: (uso de conectivos, tempos verbais, pontuação, seqüência temporal, relações anafóricas, conectores intersentenciais, interparágrafos, intervocabulares, etc.

COMPETÊNCIA 5:
ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA, MONSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL.

1-Não elabora explicitamente uma proposta.
2-Esboça alguma idéias que podem ser o núcleo de uma proposta, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
3-Elabora proposta genérica de intervenção sobre a problemática desenvolvida, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
4-Elabora proposta específica, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

COMO É ESCOLHIDO O TEMA PARA A REDAÇÃO NO ENEM?


Os temas propostos devem priorizar questões não só atuais, mas também nacionais. Devem ser, portanto, temas que transcendam a qualquer tipo de regionalização e que tenham circulação garantida nas escolas de nível médio, independentemente de sua localização.

O QUE ANULA UMA REDAÇÃO?

 Alguns deslizes que podem valer nota zero.
Importante: A redação só é corrigida se tiver estrutura de dissertação, mais de quinze linhas, respeitar o tema proposto, estiver legível, não tiver identificação do autor e for escrita a caneta. Se não respeitar qualquer um desses critérios, é contabilizada como nota zero.

·         Título: Ler para compreender "Porém, conter um bom vocabulário não torna-se (sic) o único meio de “vencer na vida”. É preciso ler e compreender para poder opinar, criticar e modificar situações. Diante de tudo isso, sabe-se que o mundo da leitura pode transformar, enriquecer culturalmente e socialmente o ser humano. Não podemos compreender e sermos compreendidos sem sabermos utilizar a comunicação de forma correta e, portanto, torna-se indispensável a intimidade com a leitura."
·         Título: Benefícios da leitura "A leitura permite ao homem se comunicar, aprender e até mesmo desenvolver, trabalhar suas dificuldades. Em reportagem recente, uma grande revista de circulação nacional atribuiu à leitura, a importância de agente fundamental para a transformação social do nosso país. Através do conhecimento da língua, todos tem (sic) acesso à informação e são capazes de emitir uma opinião sobre os acontecimentos. Ter opinião é cidadania e essa parte pode ser a grande transformação social do Brasil."   
·         Título: Quadro negro "Em uma esfera mais prática, pode-se perceber que nenhum grande pensador fez-se uma exceção e não deixou seu legado através da escrita, dos seus livros, das anotações. Exemplos não são escassos: de Aristóteles a Nietzsche, de Newton a Ohm, sejam pergaminhos fossilizados ou produções da imprensa de Gutenberg, muito devemos a esses escritos. Desta forma, iniciarmos o nosso processo de transformação adquirindo tamanha produção intelectual que nos é disponibilizada"   


MODELO DE TEXTO

Água-com-açúcar no Vietnã

Uma das constantes do telejornalismo é transformar as notícias em pequenos capítulos de um melodrama interminável. O que vale é o sentimentalismo: é preciso comover a platéia pois, como se sabe, público emocionado é público cativo. Por isso, na TV, emoção é mais importante que informação.

Mas poucas vezes essa receita lacrimosa foi tão escancarada como numa reportagem que foi ao ar no Fantástico de 8 de junho — tão escancarada que merece comentário. Nela, uma vítima da Guerra do Vietnã, Kim Phuc, faz as pazes com o seu agressor, o capitão John Plummer. Kim talvez seja a face mais famosa da guerra. Em junho de 1972, aos 9 anos, ela apareceu numa foto histórica: corre nua por uma estrada, chorando, fugindo do bombardeio que se vê ao fundo. Agora, passados 25 anos, ela vai encontrar os personagens da sua tragédia de infância:o fotógrafo, a médica, o capitão que ordenou o bombardeio. Quem apresenta é Cid Moreira: “O Fantástico acompanhou essa viagem marcada por risos, emoção, lágrimas e pelo sentimento do perdão”.

Kim revê a todos e, no fim, abraçada ao capitão que despejou as bombas incendiárias sobre ela, diz que o perdoou. Ao contrário dos outros, o capitão não chora no vídeo, mas Kim cuida de avisar ao público que, longe das câmaras, os dois choraram juntos. Como numa novela mexicana: os personagens choram sem parar e, no fim, perdoam-se. Tudo fica bem.

Na tela, imagens do passado (Kim desesperada sob as bombas napalm) se fundem com o presente (Kim aconchegada nos braços do capitão) para produzir um final feliz, tipicamente melodramático. A história real vira um videoclipe compungido e, no fim das contas, o vencedor, antes truculento, readquire sua humanidade. Até chora!

Por que é que a televisão não promove o mesmo espetáculo com um sobrevivente dos campos de concentração de Hitler reconciliando-se com seu ex-carcereiro? Porque, no melodrama do telejornalismo que hoje vigora, os nazistas são vilões — a imoralidade do gesto ficaria evidente. E por que uma vítima do Vietnã pode aninhar-se no ombro de quem quase a matou com napalm? Porque, segundo o mesmo melodrama, os americanos são os mocinhos. Por isso, o perdão de Kim não é o perdão que liberta o ofendido, mas aquele que se destina a redimir o ofensor. O capitão, pobrezinho, não fez por mal. Obedecia a ordens. Ninguém teve culpa.

O jornalismo lida com fatos, mas, nesse tipo de show, as “boas” intenções ficam acima dos acontecimentos. Dizem que hoje o público sofre um bombardeio de informação, mas é mentira. O público sofre um bombardeio de lágrimas. De crocodilo.

(BUCCI, Eugênio. VEJA, 18/06/97.)


DICAS PARA A REDAÇÃO

A dissertação tem uma estrutura padrão, que é: (1) a introdução ou apresentação, que geralmente ocupa um único parágrafo (não é regra!); depois vem (2) o desenvolvimento do tema ou a argumentação, que pode ser organizado em alguns parágrafos (dois, três, quatro...), depende de quantos você precisa; e, por último, (3) a conclusão, que geralmente também se concentra em um único parágrafo. Não se esqueça do título. Ele deve ser original. Não o confunda com o tema. O título é seu. O tema, na prova do ENEM, já aparece de forma clara.

1. Na apresentação, o tema do qual você irá tratar deve ser explicitado e também o seu ponto de vista sobre ele. A primeira frase precisa capturar o leitor. Evite frases de efeito e o chamado senso comum. Portanto, nada de frases prontas! Há sempre espaço para a originalidade em todo o texto, em qualquer modalidade de texto, e, especialmente, no dissertativo, porque ele trata de idéias. Provérbios e ditos populares - a não ser em uma situação em que algum caia como uma luva e, por isso, seja uma espécie de mote - não são bons argumentos. A dissertação é um texto lógico. Não há lugar para absurdos, lembre-se disso! Seja objetivo.

2. No desenvolvimento, escreva os argumentos que irão reforçar, e, principalmente, comprovar o seu ponto de vista. De preferência, coloque cada idéia em um parágrafo, procure ser claro e objetivo em todos os momentos. Prefira o argumento à metáfora. Se for estabelecer comparações, é preferível que os elementos relacionados pertençam ao mesmo assunto e, é fundamental que a relação que você tecer entre eles seja compreensível e crível. Uma boa dissertação precisa ser acreditada! Procure desenvolver uma linha de raciocínio, como uma espécie de caminho pelo qual você conduz o leitor no percurso de suas idéias. Seja afirmativo!

3. Na conclusão, faça as considerações finais. Você pode também reforçar ou retomar a idéia principal, de uma outra maneira, enfatizando-a e sendo bastante taxativo em relação ao seu ponto de vista, uma vez que ele já foi bem defendido. É um fecho. Você pode, inclusive, usar uma frase forte (contundente) para encerrar.

Bom trabalho!



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