Google+ Followers

domingo, 21 de agosto de 2011

TEMAS DE REDAÇÃO QUE JÁ FORAM COBRADOS NO ENEM


1998
Na primeira edição do Enem, o candidato devia escrever sobre o tema "Viver e Aprender", com base na letra de música "O que É, o que É", de Gonzaguinha. A letra diz: "Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz". O tema recomendava que o candidato evitasse citar versos da canção.

1999
Em 1999, o candidato que fez Enem teve de escrever uma dissertação sobre "Cidadania e participação social". Depois de selecionar os argumentos, era necessário escrever uma proposta de ação social. Na foto, está uma passeata pela paz na cidade de Assis (a 440 km de São Paulo).

2000
Os direitos da criança e do adolescente foram o tema da redação do Enem no ano 2000. A proposta cobrava que o candidato se expressasse sobre como enfrentar as situações em que a infância é desrespeitada. Na foto, uma criança cheira cola no vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo.

2001
Em 2001, o candidato que fez Enem era convidado a refletir sobre "desenvolvimento e preservação ambiental". A pergunta a que o candidato devia responder era: "Como conciliar os interesses em conflito?". No decorrer do texto, a banca exigiu que o estudante mostrasse respeito aos direitos humanos. Na imagem, operários trabalham em usina de carvão na China.

2002
A política foi assunto da redação de 2002 do Enem. O candidato devia escrever sobre o seguinte tema:"O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?". Em 25 de janeiro de 1984, na praça da Sé, ocorria o comício das Diretas Já, movimento que pedia eleições diretas para presidente do Brasil.

2003
"A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?" Esse foi o tema da dissertação do Enem 2003. O estudante recebeu textos analíticos sobre a violência, além de números sobre os investimentos do Brasil em segurança pública. Na foto, moradores de Paraisópolis são revistados durante operação da Polícia Militar em busca de foragidos da Justiça.

2004
Com trecho da Constituição Federal, análise de especialista e de entidades da sociedade civil, o candidato do Enem 2004 tinha de fazer uma dissertação discutindo como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação.

2005
O trabalho infantil foi a proposta de redação do Enem 2005. Na época, mostrava um gráfico, o número de crianças e jovens de 5 a 17 anos que trabalhavam no país somava 5,4 milhões. Na imagem de dezembro de 2005, um adolescente trabalha como engraxate no centro de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

2006
O poder de transformação da leitura foi o tema da dissertação do Enem 2006. O candidato recebeu uma coletânea de textos falando da importância de ler. Sua única restrição era desenvolver uma redação que respeitasse os direitos humanos.

2007
O respeito diversidade cultural foi abordado na proposta de redação do Enem 2007. O candidato era convidado a refletir sobre "o desafio de se conviver com as diferenças".

2008
Em 2008, a banca elaboradora do Enem deu três possibilidades de ação para preservar a floresta Amazônica. O candidato tinha de escolher uma delas e mostrar seus pontos positivos e negativos. As três possibilidades eram: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou ainda aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar.

2009
"O indivíduo frente à ética nacional" foi o tema da redação do Enem 2009. O candidato deveria apresentar uma proposta de ação social, que respeitasse os direitos"

2010
Em 2010, o candidato que fez Enem teve de escrever uma dissertação sobre "Trabalho na construção da dignidade humana". Para este foi apresentado aos alunos dois textos de apoio: um sobre o trabalho escravo e outro sobre o futuro do trabalho. Na prova foram avaliadas as perspectivas do aluno enquanto cidadão e indivíduo dentro do mercado de trabalho.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário