domingo, 21 de agosto de 2011

CONCORDÂNCIA VERBAL

Testes de concordância verbal com gabarito comentado

Os exercícios abaixo desenvolvem o conhecimento sobre concordância verbal. Neles, enfatizo o deslocamento do sujeito. prestem atenção, pois a organização da oração pode confundir um pouco. No final, há o gabarito e os comentários sobre as questões. Bons estudos.
1 - Não ................... , pois, no futebol brasileiro, razões para angústias, uma vez que não ..................., no gramado de nossos estádios, talentos incomparáveis.
a) pode existir - falta
b) podem existir - falta
c) podem existirem - faltam
d) podem existir - faltam
e) pode existir - faltam
2 - Para os que estavam bem treinados, ................... alguns minutos, mas aos inexperientes nem três horas ................... para concluir o teste.
a) bastariam - seriam suficientes
b) bastariam - seria suficiente
c) bastaria - seria suficiente
d) bastaria - seriam suficientes
e) bastaria - seriam suficiente
3 - Já ................... hoje os três representantes da Argentina; ................... ainda os participantes que ................... do Uruguai.
a) chegou - restam - vem
b) chegou - resta - vem
c) chegaram - resta - vêm
d) chegaram - restam - vêm
e) chegaram - restam - vem
4 - Assinale a alternativa em que a concordância está correta:
a) Será que existe no Brasil autores tão importantes quanto ele?
b) Sairá amanhã os resultados do concurso.
c) Faltam só três minutos para o meio-dia.
d) Se ele fosse o diretor, não ocorreria tantas desistências.
e) Acho que convém medidas imediatas.
5 - Assinale a alternativa em que a concordância está correta:
a) Acontecem, todos os dias, as mesmas complicações.
b) Geralmente cabe ao homem as primeiras iniciativas.
c) Não constava no edital as datas das provas.
d) Neste jogo vai terminar sobrando muitas cadeiras vazias.
e) Nem sempre ocorre, neste bairro, tantos assaltos como este mês.
6 - (Cesgranrio-RJ) - Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que a forma verbal está errada:
a) Existem na atualidade diferentes tipos de inseticidas prejudiciais à saúde do homem.
b) Podem provocar sérias lesões hepáticas, os defensivos agrícolas à base de DDT.
c) Faltam aos países subdesenvolvidos uma legislação mais rigorosa sobre os agrotóxicos.
d) Persistem por muito tempo no meio ambiente os efeitos nocivos dos inseticidas clorados.
e) Possuem elevado grau de toxidade os defensivos do tipo fosforado.
7 - (Univ. Fed. BA) - Toda a verdade dos fatos ........., ainda que ........ as revelações.
a) será apurado - doa.
b) serão apurados - doa.
c) será apurada - doam.
d) será apurado - doa.
e) serão apurada - doam.
8 - (Univ. Fed. BA) - O meio passa a ter sentido graças às necessidades e aspirações do homem. Que valor .......... os bens materiais se não .......... as necessidades do homem e se não .......... aspirações?
a) teria - fosse - existisse
b) teriam - fossem - existisse
c) teriam - fossem - existissem
d) teria - fossem - existissem
e) teriam - fosse - existissem
9 - (UB-MG) - Nas duas margens, .......... relva abundante; contudo, lá onde .......... ervas perigosas, no matagal, é que .......... os bois e os cavalos.
a) crescem - existem - pastavam.
b) cresce - existem - pastavam.
c) cresce - existe - pastava.
d) cresce - existe - pastavam.
e) crescem - existe - pastava.
10 - (UB-MG) - Assinale a alternativa em que a concordância do verbo está ERRADA:
a) Acho que devem bastar duas colheres de açúcar.
b) Vão terminar acontecendo coisas desagradáveis.
c) Eles acham que pode ficar faltando uma dúzia de ingressos.
d) De fatos como esses decorre uma grande sensação de impunidade.
e) Deve ter sobrado uns cinco reais.
Concordância Verbal - O Deslocamento do Sujeito
Resposta - 1
Na 1ª coluna, o verbo EXISTIR (que é pessoal) comanda a locução com o auxiliar poder. O importante, agora, é identificar o sujeito: razões para angústias. Logo, a forma é podem existir. O sujeito do verbo FALTAR, na 2ª coluna, está depois da intercalação. É talentos incomparáveis. Note como, em ambos os casos, entre o verbo e o sujeito proposto foi intercalado um elemento no singular (no futebol brasileiro e no gramado de nossos estádios). Contudo, quem soube identificar o sujeito não teve maiores dificuldades. A resposta é D.
Resposta - 2
Aqui, como na maioria das frases em que aparece, o verbo bastar tem o sujeito à sua direita (alguns minutos). Na segunda oração, o sujeito do verbo ser é três horas. A frase completa ficaria, portanto, "Para os que estavam bem treinados, bastariam alguns minutos, mas aos inexperientes nem três horas seriam suficientes para concluir o teste". A resposta é A.
Resposta - 3
A primeira oração tem o sujeito posposto; sua ordem normal seria "os três representantes da Argentina chegam hoje" . Na segunda, o sujeito de restar vem, como sempre, à direita do verbo (os participantes). Na terceira, o sujeito continua a ser os participantes, representados aqui pelo pronome relativo que. Portanto, os três verbos devem ficar no plural: chegam, restam e vêm (lembre: ele vem, eles vêm). A resposta é D.
Resposta - 4
Nenhum dos verbos acima é impessoal; todos, portanto, têm sujeito, cabendo a nós identificá-lo e fazer a devida concordância. Em (A), o sujeito é autores; a forma verbal correta seria existem. Em (B), o sujeito é os resultados do concurso; a forma verbal correta seria sairão. Em (D), tantas desistências é o sujeito de ocorrer, que deveria ficar no plural. Em (E), medidas imediatas é o sujeito de convir; na 3a. pessoa do plural, a forma é convêm (assim, com circunflexo; convém é a 3a. do singular). A resposta é C (três minutos faltam).
Resposta - 5
Em (B), caber deveria estar no plural, porque o sujeito é as primeiras iniciativas. Em (C), constar deveria estar no plural, porque o sujeito é as datas das provas. Em (D), o sujeito é muitas cadeiras vazias; a locução verbal deveria vir com o auxiliar no plural ("vão terminar sobrando"). Em (E), ocorre deveria vir no plural, porque o sujeito é tantos assaltos. Note a intercalação estratégica (para a banca, é claro), do adjunto adverbial neste bairro. A resposta certa é A ("as mesmas complicações acontecem").
Resposta - 6
Para responder a esta questão, basta colocar todas as frases na ordem direta. Em (A), "diferentes tipos de inseticidas existem". Em (B), "os defensivos agrícolas podem provocar". Em (D), "os efeitos nocivos dos inseticidas persistem". Em (E), "os defensivos possuem elevado grau de toxidade" . A resposta é C , onde se deveria ler "uma legislação mais rigorosa falta aos países subdesenvolvidos".
Resposta - 7
Não esqueça de que os verbos devem concordar com o núcleo do sujeito. No sujeito da primeira oração - toda a verdade dos fatos -, o núcleo é verdade, o que obriga ser a ficar no singular e o particípio de apurar a ficar no feminino (será apurada). Na segunda oração, o sujeito está posposto (as revelações). A resposta é C.
Resposta - 8
O sujeito das três orações está posposto, i.e., vem à direita do verbo, fora de seu lugar habitual: os bens materiais, as necessidades do homem e aspirações. Ter, ser e existir, por conseguinte, devem ficar no plural. A resposta é C.
Resposta - 9
É uma questão ardilosa, em que o leitor apressado pode ser iludido pelo uso de expressões ora no singular, ora no plural. Crescer, por exemplo, está colocado, na frase, entre o plural nas duas margens, estrategicamente colocado no início da frase, e o singular relva abundante (que é o verdadeiro sujeito). O sujeito de existir é ervas perigosas, também posposto. A posição de no matagal pode levar o leitor a não reconhecer que o sujeito de pastar é os bois e os cavalos. A frase completa é "Nas duas margens, cresce relva abundante; contudo, lá onde existem ervas perigosas, no matagal, é que pastavam os bois e os cavalos". A resposta é B.
Resposta - 10
Em todas as frases acima o sujeito é a expressão colocada depois do verbo. Duas colheres de açúcar e coisas desagradáveis estão no plural, e assim também as formas verbais devem bastar e vão terminar acontecendo. Uma dúzia de ingressos e uma grande sensação estão no singular, e assim também as formas verbais pode ficar faltando e decorre. Uns cinco reais é plural, mas dever está aí no singular. A resposta é E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário