PRÉ-MODERNISMO
LEIA SOBRE O PRÉ-MODERNISMO E RESPONDA AS QUESTÕES
Questões de vestibulares
01. (FUVEST) No romance Triste
Fim de Policarpo Quaresma, o nacionalismo exaltado e delirante da personagem
principal motiva seu engajamento em três diferentes projetos, que objetivam
“reformar” o país. Esses projetos visam, sucessivamente, aos seguintes setores
da vida nacional:
a) escolar, agrícola e militar;
b) linguístico, industrial, e militar;
c) cultural, agrícola e político;
d) linguístico, político e militar;
e) cultura, industrial e político.
02. Nas duas primeiras décadas
de nosso século, as obras de Euclides da Cunha e de Lima Barreto, tão
diferentes entre si, têm como elemento comum:
a) A intenção de retratar o Brasil de modo
otimista e idealizante.
b) A adoção da linguagem coloquial das camadas
populares do sertão.
c) A expressão de aspectos ate então
negligenciados da realidade brasileira.
d) A prática de um experimentalismo
linguístico radical.
e) O estilo conservador do antigo regionalismo
romântico.
03. Augusto dos Anjos é autor
de um único livro, Eu, editado pela
primeira vez em 1912. Outras Poesias acrescentaram-se às edições
posteriores. Considerando a produção literária desse poeta, pode-se dizer que:
a) Foi recebida sem restrições no meio literário de sua época, alcançando destaque na história das formas literárias brasileiras.
b) Revela uma militância político-ideológica que o coloca entre principais poetas brasileiros de veio socialista.
c) Foi elogiada poeticamente pela crítica de sua época, entretanto não representou um sucesso de público.
d) Traduz a sua subjetividade pessimista em reação ao homem e ao cosmos, por meio de um vocabulário em reação ao homem e ao cosmos, por meio de um vocabulário técnico-científico-poético.
e) Anuncia o Parnasianismo, em
virtude das suas inovações técnico-científicas e de sua temática psicanalítica.
04. Assinale a associação
incorreta:
a) Lobato – narrativa oral.
b) Lima Barreto –
simplicidade, oposição ao preciosismo.
c) Graça Aranha – sincretismo
entre Realismo, Simbolismo e Impressionismo.
d) Euclides da Cunha –
“barroco científico”.
e) Coelho Neto – simplicidade,
apontado pelos modernistas como exemplo.
05. Assinale a falsa, sobre
Monteiro Lobato:
a) traz a paisagem do Vale do
Paraíba paulista, denunciando a devastação da natureza pela pratica agrícola da
queimada;
b) explora os aspectos
visíveis do ser humano; seus contos têm quase sempre finais trágicos e
deprimentes;
c) vale-se das tradições orais
do caipira, personificado pelo Jeca Tatu, valendo-se do coloquialismo do
“contador de casos”;
d) nos romance Urupês e
Cidades Mortas aborda a decadência da agricultura no Vale do Paraíba, após o
“ciclo” do café;
e) n.d.a.
06. Em Os Sertões, de Euclides
da Cunha, a natureza:
a) condiciona o comportamento
do homem, de acordo com as concepções do determinismo cientifico de fins do
século XIX;
b) é objeto de uma descrição
romântica impregnada dos sentimentos humanos do autor;
c) funciona como contraponto à narração, ressaltando o
contaste entre o meio inerte e o homem agressivo;
d) é o tema da primeira parte
da obra, A Terra, mas não funciona como elemento determinante da ação;
e) é cenário desolador, dentro
do qual vivem e lutam os homens que podem transformá-la, sem que sejam por ela
transformados.
07. A obra de Lima Barreto:
a) É considerada
pré-modernista, uma vez que reflete a vida urbana paulista antes da década de
20.
b) Gira em torno da influencia
do imigrante estrangeiro na formação da nacionalidade brasileira, refletindo
uma grande consciência crítica dessa problemática.
c) Reflete a sociedade rural
do século XIX, podendo ser considerada precursora do romance regionalista
moderno.
d) É pré-modernista,
refletindo forte sentimento nacional e grande consciência critica de
problemas brasileiros.e) Tem cunho social, embora esteja presa aos cânones estéticos e ideológicos românticos e influenciou fortemente os romancistas da primeira geração modernista.
08. Assinale a alternativa em
que aparecem três características de Rui Barbosa:
a) espírito combativo, sinonímia, historiador;
b) poeta parnasiano, lirismo, subjetividade;c) retratista, análise, regionalista;
d) orador exímio, justeza verba, linguagem elaborada;
e) critica, sátira, barroquismo.
09. “Sofreu influencias das
ideias deterministas de Taine; nacionalista ferrenho, deu grande valor à
mestiçagem; foi o primeiro intérprete da evolução cultural e espiritual
brasileira; ignorando Hege, Engels e Marx faltou-lhe uma concepção totalizante
e dialética da cultura.”:
a) Raul Pompéia;
b) Sílvio Romero;c) Rui Barbosa;
d) Domingos Olímpio;
e) Adolfo Caminha.
10. A obra reúne uma série de
artigos, iniciados com Velha Praga, publicados em O Estado de São Paulo a 14-11-1914.
Nestes artigos o autor insurge-se contra o extermínio das matas da Mantiqueira
pela ação nefasta das queimadas, retrógrada pratica agrícola perpetrada peã
ignorância dos caboclos, analisa o primitivismo da vida dos caipiras do Vale da
Paraíba e critica a literatura romântica que cantou liricamente esses marginais
da civilização:
a) Contrastes e Confrontos (Euclides da
Cunha);
b) Urupês (Monteiro Lobato);
c) Ideias de Jeca Tatu (Monteiro Lobato);
d) À Margem da História (Euclides da Cunha);
e) n.d.a.
Resolução
01.
C
02.
C
03.
D
04.
E
05.
B
06.
A
07.
D
08.
D
09.
B
10.
B
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