MODERNISMO – 1ª FASE MOERNISTA
LEIA SOBRE A PRIMEIRA GERAÇÃO
MODERNISTA E RESPONDA AS QUESTÕES
Questões de vestibulares
01. (PUCCAMP) Assinale a
alternativa em que se encontram preocupações estéticas da Primeira Geração
Modernista:
a) “Não entrem no verso culto o calão e
solecismo, a sintaxe truncada, o metro cambaio, a indigência das imagens e do
vocabulário do pensar e do dizer.”
b) “Vestir a Ideia de uma
forma sensível que, entretanto, não terá seu fim em si mesma, mas que, servindo
para exprimir a Ideia, dela se tornaria submissa.”
c) “Minhas reivindicações?
Liberdade. Uso dela; não abuso.” “E não quero discípulos. Em arte: escola =
imbecilidade de muitos para vaidade dum só.”
d) “Na exaustão causada pelo
sentimentalismo, a alma ainda tremula e ressoante da febre do sangue, a alma
que ama e canta porque sua vida é amor e canto, o que pode senão fazer o poema
dos amores da vida real?”
e) “O poeta deve ter duas
qualidades: engenho e juízo; aquele, subordinado à imaginação, este, seu guia,
muito mais importante, decorrente da reflexão. Daí não haver beleza sem
obediência à razão, que aponta o objetivo da arte: a verdade.”
02. (PUCCAMP)
O alpinista
de alpenstock
desceu
nos Alpes
O texto acima, capítulo do
romance Memória Sentimentais de João Miramar, exemplifica uma tendência do
autor de:
a) Procurar as barreiras entre
poesia e prosa, utilizando estilo alusivo e elíptico.
b) Explorar o poema em forma
de prosa, satirizando as manifestações literárias do Pré-modernismo.
c) Buscar uma interpretação
lírica de seu país, explorando a forca sugestiva das palavras.
d) Utilizar o poema-piada,
para satirizar tudo o que não fosse nacional.
e) Procurar “ser regional e
puro em sua época”, negando influencias das vanguardas europeias.
03. (MACKENZIE) “Chamado de rapsódia por Mário de Andrade, o
livro é construído a partir de uma série de lendas a que se misturam
superstições, provérbios e anedotas. O tempo e o espaço não obedecem a regras
de verossimilhança, e o fantástico se confunde com o real durante toda a
narrativa.”
A afirmação faz referência à obra:
a) O rei da vela.
b) Calunga.
c) Macunaíma.
d) Memórias sentimentais de João Miramar.
e) Martim Cererê.
04. (PUC-MG) Leia o texto
atentamente.
Na feira-livre do arrebaldezinho
um homem loquaz apregoa balõezinhos de cor:
- “O
melhor divertimento para as crianças!”
Em redor dele há um
ajuntamento de menininhos pobres...
Não é característica presente na estrofe
acima:
a) Valorização de fatos e elementos do
cotidiano.
b) Utilização do verso livre.
c) Linguagem despreocupada, sem palavras
raras.
d) Preocupação social.
e) Metalinguagem.
05. (UFC) Macunaíma –
obra-prima de Mário de Andrade – é um dos livros que melhor representam a
produção literária brasileira do presente século. Sua principal característica
é:
a) traçar, como no Romantismo,
o perfil do índio brasileiro como protótipo das virtudes nacionais.
b) Ser um livro em que se encontram
representados os princípios que orientam o movimento modernista de 22, dentre
os quais o fundamental é a aproximação da literatura à música.
c) Analisar, de modo sistemático, as inúmeras
variações sociais e regionais da língua portuguesa no Brasil, destacando em
especial o tupi-guarani.
d) Ser um texto em que o autor subverter, na
linguagem literária os padrões vigentes, ao fazer conviver, sem respeitar
limites geográficos, formas linguísticas oriundas das mais diversas partes do
Brasil.
e) Exaltar, de forma especial, a cultura
popular regional, particularmente a representativa do Norte e Nordeste
brasileiro.
06. (UFC) Macunaíma é um “herói sem nenhum caráter”,
porque:
a) Vive sonhando com riqueza fácil e, para
obtê-la, lança mão de qualquer recurso.
b) Não é um ser confiável.
c) Ainda não encontrou sua própria definição,
sua identidade.
d) Não tem firmeza de personalidade, nem
segurança em suas decisões.
e) n.d.a.
07. (UFC) Macunaíma é uma obra plural, composta, na
medida em que:
a) Obedece às características circulares e
fechadas do romance psicológico.
b) Como toda obra tradicional, observa a
linearidade da narrativa onde cada personagem age em separado.
c) Aproxima técnicas românticas das modernas
na estruturação do romance como um todo.
d) No corpo da narrativa, dá um tratamento
único para cada personagem apresentada.e) Tal como numa rapsódia, trata de vários temas ao mesmo tempo, entrelaçando-os numa rede múltipla de cores e sons os mais diversos.
08. (UFC) A respeito do livro
Macunaíma, é correto afirmar que:
a) A história se passa
predominantemente na capital paulista, daí porque o livro pode ser considerado
uma crônica do cotidiano paulistano.
b) O episódio de base da
narrativa consiste na perda e reconquista da muiraquitã.
c) O livro é uma sátira ao
Brasil através da reconstituição fiel de fatos históricos retidos na memória do
autor.
d) A obra faz uma leitura do
Brasil sob a ótica do colonizador.e) O processo de criação do livro não mantém nenhum vinculo com qualquer obra anteriormente escrita.
09. (FUVEST) Indique a
alternativa em que a proximidade estabelecida está correta:
a) A terra paradisíaca, em
Gonçalves Dias, é projeção nacionalista; a Pasárgada, de Manuel Bandeira, é
anseio intimista.
b) O lirismo de Gregório de Matos é conflitivo
e confessional; o de Cláudio Manuel da Costa é sereno e impessoal.
c) A ficção regionalista,
imatura no século XIX, ganho força ao abraçar as teses do determinismo
cientifico, no século XX.
d) José de Alencar buscou
expressar nossa diversidade cultural-projeto que só a obra de Machado de Assis
viria a realizar.
e) A figura do malandro, positiva em Manuel
Antônio de Almeida, é alvo de Mário de Andrade em sua sátira Macunaíma.
10. (UNIJUÍ) A afirmação dos
elementos locais, do Brasil, estão presentes em Macunaíma, de Mário de Andrade.
Sobre o livro é incorreto
afirmar que:
a) Macunaíma é um
“anti-herói”, com características como o individualismo e a malandragem.
b) O livro aproveita as
tradições míticas dos índios; seus irmãos são Maanape e Jiguê.
c) Aproveita também ditados
populares, obscenidades, frases feitas, com fatores traços de oralidades;
d) O livro foi chamado de
rapsódia e é uma obra central do movimento modernista.
e) O livro não satiriza certos
padrões de escrita acadêmica e não trabalha elementos de um “caráter”
brasileiro.
Resolução:
01. C
02. A
03. C
04. E
05. D
06. C
07. E
08. B
09. A
10. E
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