Google+ Followers

sábado, 24 de agosto de 2013

Nota mil na redação do Enem


Dicas para alcançar a nota 1000 na redação do Enem

1. Domine a dissertação 

O grande segredo para alcançar a nota máxima na redação do Enem é dominar a dissertação. "As bancas alertam que, mesmo que o texto seja brilhante, se a norma dissertativa não for obedecida a redação será anulada". A dissertação é um formato de texto que permite que o aluno explore o tema proposto em dois, três ou mais parágrafos argumentativos. O primeiro parágrafo, que é a introdução, deve apresentar a tese a ser desenvolvida ao longo do texto. Os parágrafos argumentativos são utilizados para "explicar" o motivo da sua tese, que é concluída no último parágrafo. 

 2. Praticar não é o suficiente 

Praticar não é o suficiente se você deseja a nota máxima na redação do Enem 2013. É de fundamental importância o hábito da leitura, que muitas vezes é subestimada pelos alunos. "Machado de Assis costumava ler muito. O início de suas atividades se deu com a leitura e, depois que ele adquiriu o hábito de ler, ele começou a se sentir inspirado e motivado a escrever. Por isso, a prática e a leitura são atividades que devem andar juntas." Os alunos não devem ler apenas os livros recomendados pelas universidades ou jornais e revistas. Eles devem ser incentivados a ler livros de ficção, romances ou qualquer estilo literário que os agrade. O importante é que a leitura esteja inclusa no cotidiano do estudante, mesmo que ela seja apenas para a satisfação dele. 

3. Aproveite os textos motivadores 

O Enem propõe não apenas o tema, mas também quatro textos que abordam esse tema. Esses são os textos motivadores, que fornecem base para que o estudante possa discutir o assunto mesmo sem um conhecimento prévio. O Enem espera que o aluno seja um bom leitor, atualizado com as notícias de maior impacto. Se o aluno for um bom manipulador de dados, ele conseguirá utilizar os textos de subsídio para fazer uma boa redação. O Enem faz questão de que o candidato aproveite os textos apresentados pela banca. Os textos motivadores ajudam o aluno a perceber qual a direção que a banca espera que seja seguida. Identificar as palavras chaves de cada texto ajuda a descobrir como a redação deverá ser feita e 
qual será a tese defendida na dissertação. 

4. Enriqueça o texto 

Trechos de livros, filmes e até canções enriquecem uma redação. A redação é um espaço interdisciplinar, então conhecimentos gerais podem ser utilizados para aumentar o nível intelectual do texto. Os alunos precisam parar de ver a redação de forma singular, pois ela é um espaço em que todos os conhecimentos podem ser aproveitados e mobilizados. A ideia é que o aluno saiba ser diferente. 

5. Organize as ideias 

A maior dificuldade dos alunos é organizar as ideias dentro da dissertação: Os alunos têm boas ideias e argumentos, mas não conseguem organizá-los numa sequência lógica. As ideias ficam amontoadas, sem fugir do tema, mas com um vocabulário repetitivo e sem uma progressão discursiva no texto. Para escrever uma boa redação, o aluno deve perceber quais são os argumentos de maior relevância e quais são aqueles que não precisam ser incluídos no texto. Um erro comum é o de acreditar que quanto mais informações forem incluídas no texto, maior será a nota. Pelo contrário, vale mais pegar poucos argumentos e explorá-los da melhor maneira possível do que utilizar inúmeras ideias vagas. Ler textos bem escritos, como crônicas e sites de confiança na internet, ajuda o aluno a adquirir a capacidade de selecionar os argumentos relevantes para uma determinada tese. 

6. Informe-se 

O Enem é conhecido por explorar temas de relevância nacional ligados ao universo juvenil, o meio ambiente ou a cidadania. O exame promove um fórum de debates sobre um tema importante, sendo que "o Enem dá voz ao vivo para os milhões de candidatos e convida cada um deles a praticar um ato de cidadania a partir de uma redação." Para alcançar a nota máxima nesse ato de cidadania, o aluno deve estar informado e atualizado com os principais acontecimentos do país. Ler no mínimo uma parte dos editoriais do jornal vai ajuda-lo a criar uma base para os possíveis temas da redação do Enem 2013 possibilitando um texto muito mais rico e bem articulado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário