EREMT
– Escola de Referência em Ensino Médio de Timbaúba
MATRIZ
DE REFERÊNCIA – SAEB (Estudo para o SAEPE)
LÍNGUA
PORTUGUESA - 3ª série / 3º ano - ENSINO
MÉDIO
TÓPICOS
E SEUS DESCRITORES
I
– PROCEDIMENTOS DE LEITURA
D1 Localizar informações explícitas em
um texto.
D3 Inferir o sentido de uma palavra ou
expressão.
D4 Inferir uma informação implícita em
um texto.
D6 Identificar o tema de um texto.
D14 Distinguir um fato da opinião
relativa a esse fato.
II
– IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
D5 Interpretar um texto com auxílio de
material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).
D12 Identificar a finalidade de textos
de diferentes gêneros.
III
– RELAÇÃO ENTRE TEXTOS
D20 Reconhecer diferentes formas de
tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em
função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
D21 Reconhecer posições distintas
entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
IV
– COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSAMENTO DO TEXTO
D2 Estabelecer relações entre partes
de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a
continuidade de um texto.
D7 Identificar a tese de um texto.
D8 Estabelecer relações entre a tese e
os argumentos oferecidos para sustentá-la.
D9 Diferenciar as partes principais
das secundárias em um texto.
D10 Identificar o conflito gerador do
enredo e os elementos que constroem a narrativa.
D11 Estabelecer relação
causa/consequência entre partes e elementos do texto.
D15 Estabelecer relação
lógico/discursiva presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
V
– RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
D16 Identificar efeitos de ironia ou
humor em textos variados.
D17 Reconhecer o efeito de sentido
decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
D18 Reconhecer o efeito de sentido
decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
D19 Reconhecer o efeito de sentido
decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
VI
– VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
D13 Identificar as marcas linguísticas
que evidenciem o locutor e/ou o interlocutor de um texto.
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