Resumo é uma exposição abreviada de um acontecimento. Fazer um
resumo significa apresentar o conteúdo de forma sintética, destacando as
informações essenciais do conteúdo de um livro, artigo, argumento de filme,
peça teatral, etc.
A elaboração de um resumo exige
análise e interpretação do conteúdo para que sejam transmitidas as ideias mais
importantes.
O resumo é um exercício
escolar cobrado frequentemente pelos professores. Escrever um texto em poucas
linhas ajuda o aluno a desenvolver a sua capacidade de síntese, objetividade e
clareza: três fatores que serão muito importantes ao longo da vida escolar.
Além de ser um ótimo instrumento de estudo da matéria para fazer um teste.
Resumo é sinônimo de
"recapitulação", quando, ao final de cada capítulo de um livro é
apresentado um breve texto com as ideias chave do assunto introduzido. Outros
sinônimos de resumo são: sinopse, sumário, síntese, epítome e compêndio.
O resumo dos capítulos de uma
novela é um recurso muito utilizado pelos canais de televisão, revistas ou
sites específicos para apresentação diária de uma sequência dos principais
acontecimentos em determinado capítulo.
Estrutura essencial do resumo
1- As
partes essenciais do texto.
2- A
progressão em que elas aparecem no texto.
3- A
correlação entre cada uma das partes.
Se o tipo de texto que estamos
resumindo for do tipo narrativo,
devemos prestar atenção aos elementos de causa e sequências de tempo; se for descritivo, nos aspectos visuais e
especiais; caso o texto for dissertativo,
é bom cuidar da organização e da construção das ideias.
Resenha é uma abordagem para a construção de relações entre as
propriedades de um determinado objeto, analisando-o, descrevendo-o e enumerando
aspectos considerados relevantes sobre ele. Resenha também é um texto que serve
para apresentar outro, que seja desconhecido do leitor.
No jornalismo, resenha é
utilizada como forma de prestação de serviço, é um texto de origem opinativa
que reúne comentários de origem pessoal e julgamentos do resenhador sobre o que
está sendo analisado. O objeto da resenha pode ser de qualquer natureza: um
filme, livro, álbum, peça de teatro ou até mesmo um jogo de futebol, e pode ser
uma resenha descritiva ou crítica. Para apresentar uma resenha é importante dar
uma ideia resumida dos assuntos tratados, apresentar o maior número de
informações sobre o trabalho, para dar ao leitor os requisitos mínimos para que
ele se oriente.
Existe também a resenha
científica, trabalho acadêmico ou resenha acadêmica, que são resenhas
elaboradas e ensinadas na universidade. Esse tipo de resenha apresenta uma
síntese e uma crítica sobre um trabalho científico, e pode ser elaborada com
base em leitura motivada por interesse próprio ou sobre demanda.
Resenha de livros é uma forma
de crítica literária, em que um livro é analisado com base no conteúdo, estilo
e mérito. Muitas vezes, a resenha é realizada em periódicos, como escola,
trabalho ou online, essa revisão contém avaliações do livro com base no gosto
pessoal.
Tipos de Resenha
As resenhas apresentam algumas
divisões. As mais conhecidas delas é a resenha acadêmica, que apresenta moldes
bastante rígidos, responsáveis pela padronização dos textos científicos. Ela,
por sua vez, também se subdivide em resenha crítica, resenha descritiva e
resenha temática.
.Na resenha acadêmica crítica,
os oito passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa:
1 .Identifique a obra: coloque
os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar;
2. Apresente a obra: situe o
leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;
3. Descreva a estrutura: fale
sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de
forma sutil, o número de páginas do texto completo;
4. Descreva o conteúdo: aqui
sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;
5. Analise de forma crítica:
nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente
baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo
utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos
resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite
estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico.
6. Recomende a obra: você já
leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o
texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos,
baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc.
Fichamento é uma forma organizada de registrar as informações
obtidas na leitura de um texto. É a elaboração de fichas de leitura com o
intuito de registrar informações sobre livros e artigos. Existe material
próprio para as fichas, que também podem ser feitas no computador.
PODE SER UTILIZADO PARA:
Identificar as obras.
Conhecer seu conteúdo.
Fazer citações.
Analisar o material.
Elaborar a crítica.
Auxiliar e embasar a produção
de textos.
CLASSIFICAÇÃO DE FICHAMENTO:
Fichamento textual
Fichamento temático
Fichamento bibliográfico
FICHAMENTO TEXTUAL: é o que
capta a estrutura do texto, percorrendo a sequência do pensamento do autor e
destacando: ideias principais e secundárias; argumentos, justificações,
exemplos, fatos etc., ligados às ideias principais. Traz, de forma
racionalmente visualizável - em itens e de preferência incluindo esquemas,
diagramas ou quadro sinóptico - uma espécie de “radiografia” do texto.
FICHAMENTO TEMÁTICO : reúne
elementos relevantes (conceitos, fatos, ideias, informações) do conteúdo de um
tema ou de uma área de estudo, com título e subtítulos destacados. Consiste na
transcrição de trechos de texto estudado ou no seu resumo, ou, ainda, no
registro de ideias, segundo a visão do leitor. As transcrições literais devem
vir entre aspas e com indicação completa da fonte (autor, título da obra,
cidade, editora, data, página). As que contêm apenas uma síntese das ideias
dispensam as aspas, mas exigem a indicação completa da fonte. As que trazem
simplesmente ideias pessoais não exigem qualquer indicação.
FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO :
consiste em resenha ou comentário que dê ideia do que trata a obra, sempre com
indicação completa da fonte. Pode ser feito também a respeito de artigos ou
capítulos isolados, a arquivado segundo o tema ou a área de estudo. O
Fichamento bibliográfico completa a documentação textual e temática e
representa um importante auxiliar do trabalho de estudantes e professores.
PARA QUE SERVE UM FICHAMENTO?
Para apresentar anotações que
sirvam como material organizado para consulta. O fichamento é fonte para
estudos posteriores.
TIPOS DE FICHAMENTO
1. Bibliográfico
2. Conteúdo
3. Citações
ESTRUTURA DO FICHAMENTO
1. Cabeçalho
2. Assunto
3. Referência:
4. Autoria, título, local de
publicação, editora e ano da publicação
5.Corpo
FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO
É a descrição, com comentários
dos tópicos abordados em uma obra inteira ou parte dela.
http://monografias.brasilescola.com/regras-abnt/tipos-trabalhos-academicos-fichamento
TELES, Maria Amélia de
Almeida. Breve história do feminismo no Brasil . São Paulo: Editora
Brasiliense, 1993. A obra insere-se no campo da história e da antropologia
social. A autora utiliza-se de fontes secundárias colhidas por meio de livros,
revistas e depoimentos. A abordagem é descritiva e analítica. Aborda os
aspectos históricos da condição feminina no Brasil a partir do ano de 1500. A
autora descreve em linhas gerais todo o processo de lutas e conquistas da
mulher.
FICHAMENTO DE CONTEÚDO
É uma síntese das principais
idéias contidas na obra. O aluno elabora com suas próprias palavras a
interpretação do que foi dito.
http://monografias.brasilescola.com/regras-abnt/tipos-trabalhos-academicos-fichamento
Educação da mulher: a perpetuação da injustiça (pp. 30 – 132). Segundo
capítulo. TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil
. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993. O trabalho da autora baseia-se em
análise de textos e na própria vivência nos movimentos feministas, como relato
de uma prática. A autora divide seu texto em fases históricas compreendidas
entre Brasil Colônia (1500 – 1822), até os anos de 1975 em que foi considerado
o Ano Internacional da Mulher. A autora trabalha ainda assuntos como mulheres
da periferia de São Paulo, a luta por creches, violência, participação em
greves, saúde e sexualidade.
FICHAMENTO DE CITAÇÕES
TRANSCRIÇÃO TEXTUAL
Reprodução fiel das frases que
se pretende usar na redação do trabalho.
http://monografias.brasilescola.com/regras-abnt/tipos-trabalhos-academicos-fichamento
Educação da mulher: a perpetuação da injustiça (pp. 30 – 132). Segundo
capítulo. TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil
. São Paulo: brasiliense, 1993. “ uma das primeiras feministas do Brasil, Nísia
Floresta Augusta, defendeu a abolição da escravatura, ao lado de propostas como
educação e a emancipação da mulher e a instauração da República” (p.30) “na
justiça brasileira, é comum os assassinos de mulheres serem absolvidos sob a
defesa de honra” (p. 132) “a mulher buscou com todas forças sua conquista no
mundo totalmente masculino” (p.43)
FICHA BIBLIOGRÁFICA POR AUTOR
Exemplo:
Referência:
MARCONI, M.A; LACKATOS, E.M.
Metodologia do trabalho científico. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1995. 214 p.
Local: Biblioteca Fortium
FICHA BIBLIOGRÁFICA POR
ASSUNTO
“Esse tipo de fichamento é
mais fácil de trabalhar. As instruções indicadas no item anterior repetem-se
aqui, sendo que desta vez o assunto deve estar encabeçando a ficha (na
chamada)” (MOTA apud CRUZ; RIBEIRO, 2004, p.92).
Conhecimento científico
Referência:
MARCONI, M.A; LACKATOS,E.M.
Metodologia do trabalho científico. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1995. 214 p.
Local: Biblioteca Fortium
FICHA DE TRANSCRIÇÃO (OU DE
CITAÇÃO)
“Este tipo de fichamento serve
para que o pesquisador selecione as passagens que achar mais interessantes no
decorrer da obra. É necessário que seja reproduzido fielmente o texto do autor
(cópia literal). Após a transcrição, indica-se a referência bibliográfica
cabível, ou então encabeça-se a ficha com a referência bibliográfica completa
da obra e após a(s) citação(ões), coloca(m)-se o(s) número(s) da(s) página(s)
de origem. Se o trecho for citado entre aspas duplas e no seu curso houver uma
palavra ou expressão com aspas, estas deverão aparecer sob a forma de aspas
simples (’)” (MOTA apud CRUZ; RIBEIRO, 2004, p.92).
Se houver erros de grafia ou
gramaticais, copia-se como está no original e escreve-se entre parênteses
(sic).
A supressão de palavras é indicada
com três pontos entre parênteses [...].
Supressão de um ou mais
parágrafos intermediários é indicado por uma linha pontilhada.
Título: Metodologia Científica
Título: Metodologia Científica
Título do texto: Ciência e
conhecimento Científico
Referência:
MARCONI, M.A; LACKATOS, E.M.
Metodologia do trabalho científico. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
“O conhecimento popular e o
científico possui objetivo comum, mas o que os diferencia é a forma, o modo e
os instrumentos do ‘conhecer’. Uma das diferenças é quanto à condição ou
possibilidade de se comprovar o conhecimento que se adquire no trato direto com
as coisas e o ser humano”. (1995, p.10).
Local: Biblioteca Fortium
FICHA DE RESUMO OU COMENTÁRIO
Você pode utilizar esse tipo
de ficha para expor, abreviadamente, as principais ideias do autor ou também
para sintetizar as ideias principais de um texto ou de uma aula. A ficha de
resumo deve ser breve e redigida com as próprias palavras, não precisando
obedecer a estrutura da obra .
Título: Metodologia Científica
Título: Metodologia Científica
Título do texto: Ciência e
conhecimento Científico
Subtítulo: Conhecimento
científico
Referência:
MARCONI, M.A; LACKATOS, E.M.
Metodologia do trabalho científico. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
O conhecimento científico se caracteriza pela
possibilidade de se comprovar os dados obtidos nas investigações acerca dos
objetos. (p. 10).
Ideação: Após a leitura da
obra em referência chega-se ao posicionamento...
Observação: falar de algum
apêndice, gráfico, tabela, que são importantes e que compõem a obra.
Local: Biblioteca Fortium
FICHA DE DOCUMENTAÇÃO GERAL
A função dessas fichas
consiste em coletar e guardar materiais úteis, retirados de fontes perecíveis
como: artigos de jornais, revistas, textos, roteiros de seminários, trabalhos
didáticos, etc
Título
Título
Texto colado
Fonte/data/página
Local:
FICHA DE VOCABULÁRIO
TÉCNO-LINGÜÍSTICO
É uma espécie de glossário que
guarda os conceitos e categorias específicos de cada área do saber ou
disciplina. Servem para esclarecer os conceitos fundamentais de cada tema
estudado.
Exemplo:
Título: Metodologia Científica
Título do texto: Ciência e
conhecimento Científico
Referência:
MARCONI, M.A; LACKATOS,E.M.
Metodologia do trabalho científico. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
Ciência=.....................
Conhecimento=........................
Dados=............................
Informações=........................
Local: Biblioteca Fortium
ATIVIDADES
Elabore uma ficha:
bibliográfica por autor
bibliográfica por assunto
de transcrição (ou de citação)
de resumo ou comentário
de vocabulário técno-linguístico
de documentação geral
REFERÊNCIA:
CRUZ, Carla; RIBIEIRO, Uirá.
Metodologia Científica: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2004.
Dicas de como fazer um
FICHAMENTO DE TEXTO
O fichamento é um registro dos
estudos de um livro ou texto, esse registro é feito em fichas e estas têm
critérios para serem elaboradas. O fichamento facilita a execução dos trabalhos
acadêmicos e a assimilação dos conteúdos estudados. Nosso objetivo é dar um
exemplo de texto com parte de seu conteúdo fichado, e a outra parte para que o
aluno exercite, sem a pretensão do rigor acadêmico que exige um fichamento. É
mesmo um exercício de como facilitar o estudo e a fixação do conteúdo de
textos. Existe alguns critérios básicos para fazer um fichamento, não dá para
burlar estes passos, sem eles não há fichamento, seguiríamos fazendo um resumo,
e não é este o objetivo.
Primeiro passo:
Fazer uma leitura de todo o
texto, ou do capítulo do livro, para somente se inteirar do assunto tratado.
Neste momento pode-se anotar algum vocabulário não conhecido para posterior
busca de sentido no dicionário. (leitura panorâmica)
Segundo passo:
Fazer uma segunda leitura,
agora mais criteriosa e para isso divida o texto em partes, de um subtítulo a
outro por exemplo, e a cada parágrafo vá grifando a ideia central do texto,
conectando-a com a ideia de outro parágrafo e assim por diante. Algumas vezes é
necessário voltar a ler o parágrafo mais de uma vez. Observe as chamadas
palavras chaves, porque abrem possibilidades de ideias no texto, elas são
importantes para um bom entendimento do conteúdo.
Terceiro passo:
Terminado a grifagem do texto,
transcreva-o tal e qual como está no livro, releia-o e verifique a ordem e a
lógica fiel ao conteúdo abordado. Esta é uma maneira de se fazer um fichamento.
Quando precisar ler o texto ou o livro novamente, ficará mais rápido de
recordar os dados pela releitura do fichamento do mesmo.
Explicação muito boa
ResponderExcluirExplicação muito boa
ResponderExcluiroi
ResponderExcluirmuito bom
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