ROTEIRO PARA RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS
Observações gerais:
- o tempo verbal deve ser padronizado num texto. Uma vez passado,
sempre passado...
- tente usar a terceira pessoa e evitar “no nosso experimento”, “meus
resultados” “pipetamos”etc.... preferir “no experimento realizado .....” , “os
resultados obtidos ....”
- defina os itens do seu
relatório com clareza. Agrupe assuntos semelhantes e separe assuntos não
relacionados. Use subitens para organizar melhor os assuntos;
- sempre procure numerar os itens para facilitar o acompanhamento da
hierarquia dos itens (se a hierarquia for importante, evite marcadores);
- use termos técnicos;
- respeite a grafia corretas de
nomes científicos;
- padronize a formatação:
tamanhos e tipos de letras, tanto no texto quanto nos títulos; procure usar parágrafos alinhados pelas duas
margens (esquerda e direita); mantenha sempre a mesma quantidade de espaços
entre parágrafos e títulos, etc.;
não enfeite demais seu relatório. Ele é um texto técnico e deve ter aspecto
profissional. É bom ter uma capa com:
Nome da Instituição, nome da disciplina, título da prática (ou práticas),
integrantes do grupo e turma.
1. INTRODUÇÃO
Um ou dois parágrafos rápidos para contextualizar o assunto de que
tratou a prática e do qual tratará o relatório. Não é propriamente um
resumo mas uma introdução ao assunto.
Apenas informações relevantes ao trabalho devem ser apresentadas!
2. OBJETIVO
Descrição do objetivo da prática. Pode haver mais de um objetivo, um
mais geral e outro(s) específicos(s). Normalmente os objetivos são apresentados
como ações “obter”, “extrair”, “observar”, “analisar”, “caracterizar”,
“identificar”, “conhecer”, etc.
Exemplo:
Objetivo geral:
Apresentar diferentes técnicas de extração de DNA.
Objetivo específico:
Extrair DNA genômico de Escherichia coli.
3. MATERIAL E MÉTODOS
Descrição do material (é material mesmo e não materiais) e dos
procedimentos (que são os métodos) utilizados na aula. Pode estar subdividido
em itens como: “Material”, “Reagentes e soluções”, “Material”, “Equipamentos”
etc. Ou seja, o material pode estar descrito num subitem independente ou pode
estar incluído na descrição do procedimento. Exemplo: “Ressuspender o
pelete em 50µL de tampão TE (Tris 10mM,
EDTA 1mM, pH=8,0) utilizando pipeta automática Gilson modelo P200”.
A composição do tampão TE e o modelo de pipeta utilizado poderiam ser
descritos num item anterior à descrição do procedimento. O tempo verbal
utilizado no material e métodos pode ser o passado (o que foi feito) ou o
infinitivo (“ressuspender”, “pipetar”, “adicionar”, etc.). A descrição deve ser
sempre no impessoal (ex.: “Foi adicionado” ou “adicionou-se” ao invés de “Eu
adicionei” ou “Adicionamos”)
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Podem estar agrupados em um único item ou não. Em itens separados, os
resultados são primeiro descritos e depois, no item de Discussão, são
analisados. A apresentação dos resultados é uma das partes mais difíceis do
relatório pois você deve descrever os resultados obtidos sem incluir
necessariamente a interpretação desses resultados. Normalmente os resultados
são apresentados em figuras, esquemas, tabelas, gráficos etc. que apresentam
legendas próprias (Por exemplo, Figura 1: Representação esquemática do
resultado do fracionamento de DNA genômico de bactéria E.coli em gel de agarose
1%. (1) grupo 1; (2) grupo 2 etc. etc. (a numeração corresponde aos slots do
gel – que devem estar marcados no esquema).A descrição do que está na figura
deve ser apresentada de forma descritiva no texto, por exemplo: “ Os DNAs
genômicos de E.coli cepa tal e tal foram obtidos pela técnica xyz. Cada grupo
realizou seu próprio procedimento segundo as orientações descritas em material
e métodos ( é lá que a descrição do procedimento deve ficar). Os resultados do
fracionamento do DNA genômico de E.coli estão apresentados na figura 1 e
mostraram (ou mostram) a presença de DNA em todas as amostras analisadas. Três
bandas foram facilmente visualizadas, uma mais próxima aos “slots” e outras
duas próximas uma da outra no final do gel, numa região onde também foi
observado uma espécie de rastro difuso de material. “Você deve considerar que a
pessoa que está lendo o relatório não conhece o assunto, não fez o procedimento
e não tem a menor idéia do que está sendo apresentado nos resultados. O segredo
é ser o mais direto e sintético possível, sem omitir nenhum tido de informação
que ajude a compreensão dos resultados (QUE CORRESPONDEM A PARTE MAIS
IMPORTANTE DO RELATÓRIO).Nos trabalhos científicos, a discussão dos resultados
é feita comparando-se os resultados encontrados com outros já obtidos
anteriormente por outros trabalhos. O objetivo da discussão dos resultados é mostrar
se estes foram os esperados ou não, se atenderam ao objetivo inicial do
trabalho ou não, se trouxeram novas informações ao que já se conhecia ou não,
se são suficientes para definir o assunto deque tratam ou se há necessidade de
trabalhos complementares e quais são eles .Num relatório de aula prática, a
discussão deve ser relacionada aos problemas encontrados durante a realização
da prática e aos seus possíveis reflexos nos resultados, assim como à
providências para minimizar esses problemas.
5. CONCLUSÃO
A conclusão do relatório diz respeito diretamente ao seu objetivo. Em
suma este item deve dizer se o objetivo foi alcançado ou não.
6. BIBLIOGRAFIA
Citar toda a bibliografia consultada; Há norma para citação
bibliográfica que pode ser obtida nos artigos científicos e livros.
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