sábado, 12 de maio de 2012

Relatório - saiba mais


 Vai participar de uma aula prática???

ROTEIRO PARA RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS

Observações gerais:

- o tempo verbal deve ser padronizado num texto. Uma vez passado, sempre passado...

- tente usar a terceira pessoa e evitar “no nosso experimento”, “meus resultados” “pipetamos”etc.... preferir “no experimento realizado .....” , “os resultados obtidos ....”

 - defina os itens do seu relatório com clareza. Agrupe assuntos semelhantes e separe assuntos não relacionados. Use subitens para organizar melhor os assuntos;

- sempre procure numerar os itens para facilitar o acompanhamento da hierarquia dos itens (se a hierarquia for importante, evite marcadores);

 - use termos técnicos;

 - respeite a grafia corretas de nomes científicos;

 - padronize a formatação: tamanhos e tipos de letras, tanto no texto quanto nos títulos;   procure usar parágrafos alinhados pelas duas margens (esquerda e direita); mantenha sempre a mesma quantidade de espaços entre parágrafos e títulos, etc.;

não enfeite demais seu relatório. Ele é um texto técnico e deve ter aspecto profissional.  É bom ter uma capa com: Nome da Instituição, nome da disciplina, título da prática (ou práticas), integrantes do grupo e turma.

1. INTRODUÇÃO

Um ou dois parágrafos rápidos para contextualizar o assunto de que tratou a prática e do qual tratará o relatório. Não é propriamente um resumo  mas uma introdução ao assunto. Apenas informações relevantes ao trabalho devem ser apresentadas!

2. OBJETIVO

Descrição do objetivo da prática. Pode haver mais de um objetivo, um mais geral e outro(s) específicos(s). Normalmente os objetivos são apresentados como ações “obter”, “extrair”, “observar”, “analisar”, “caracterizar”, “identificar”, “conhecer”, etc.

Exemplo:

Objetivo geral:

Apresentar diferentes técnicas de extração de DNA.

Objetivo específico:

Extrair DNA genômico de Escherichia coli.

3. MATERIAL E MÉTODOS

Descrição do material (é material mesmo e não materiais) e dos procedimentos (que são os métodos) utilizados na aula. Pode estar subdividido em itens como: “Material”, “Reagentes e soluções”, “Material”, “Equipamentos” etc. Ou seja, o material pode estar descrito num subitem independente ou pode estar incluído na descrição do procedimento. Exemplo: “Ressuspender o pelete  em 50µL de tampão TE (Tris 10mM, EDTA 1mM, pH=8,0) utilizando pipeta automática Gilson modelo P200”.

A composição do tampão TE e o modelo de pipeta utilizado poderiam ser descritos num item anterior à descrição do procedimento. O tempo verbal utilizado no material e métodos pode ser o passado (o que foi feito) ou o infinitivo (“ressuspender”, “pipetar”, “adicionar”, etc.). A descrição deve ser sempre no impessoal (ex.: “Foi adicionado” ou “adicionou-se” ao invés de “Eu adicionei” ou “Adicionamos”)

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Podem estar agrupados em um único item ou não. Em itens separados, os resultados são primeiro descritos e depois, no item de Discussão, são analisados. A apresentação dos resultados é uma das partes mais difíceis do relatório pois você deve descrever os resultados obtidos sem incluir necessariamente a interpretação desses resultados. Normalmente os resultados são apresentados em figuras, esquemas, tabelas, gráficos etc. que apresentam legendas próprias (Por exemplo, Figura 1: Representação esquemática do resultado do fracionamento de DNA genômico de bactéria E.coli em gel de agarose 1%. (1) grupo 1; (2) grupo 2 etc. etc. (a numeração corresponde aos slots do gel – que devem estar marcados no esquema).A descrição do que está na figura deve ser apresentada de forma descritiva no texto, por exemplo: “ Os DNAs genômicos de E.coli cepa tal e tal foram obtidos pela técnica xyz. Cada grupo realizou seu próprio procedimento segundo as orientações descritas em material e métodos ( é lá que a descrição do procedimento deve ficar). Os resultados do fracionamento do DNA genômico de E.coli estão apresentados na figura 1 e mostraram (ou mostram) a presença de DNA em todas as amostras analisadas. Três bandas foram facilmente visualizadas, uma mais próxima aos “slots” e outras duas próximas uma da outra no final do gel, numa região onde também foi observado uma espécie de rastro difuso de material. “Você deve considerar que a pessoa que está lendo o relatório não conhece o assunto, não fez o procedimento e não tem a menor idéia do que está sendo apresentado nos resultados. O segredo é ser o mais direto e sintético possível, sem omitir nenhum tido de informação que ajude a compreensão dos resultados (QUE CORRESPONDEM A PARTE MAIS IMPORTANTE DO RELATÓRIO).Nos trabalhos científicos, a discussão dos resultados é feita comparando-se os resultados encontrados com outros já obtidos anteriormente por outros trabalhos. O objetivo da discussão dos resultados é mostrar se estes foram os esperados ou não, se atenderam ao objetivo inicial do trabalho ou não, se trouxeram novas informações ao que já se conhecia ou não, se são suficientes para definir o assunto deque tratam ou se há necessidade de trabalhos complementares e quais são eles .Num relatório de aula prática, a discussão deve ser relacionada aos problemas encontrados durante a realização da prática e aos seus possíveis reflexos nos resultados, assim como à providências para minimizar esses problemas.

5. CONCLUSÃO

A conclusão do relatório diz respeito diretamente ao seu objetivo. Em suma este item deve dizer se o objetivo foi alcançado ou não.

6. BIBLIOGRAFIA

Citar toda a bibliografia consultada; Há norma para citação bibliográfica que pode ser obtida nos artigos científicos e livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário