sábado, 12 de maio de 2012

Relatório


COMO FAZER UM RELATÓRIO

Qual é o aluno que não fica em dúvida após ter uma visita técnica ou aula prática com o dizer da professora: ‘Quero que na próxima aula vocês me entreguem um relatório da aula em questão!’. A dúvida corre solta na cabeça principalmente dos quais nunca realizaram um relatório, mas não se desespere, pois fazer um relatório de aula prática é muito mais fácil do que você pensa, e não é aquele famoso bicho de sete cabeças como muitos dizem por aí. Antes de começar a elaborá-lo, que tal reforçar algumas observações gerais? Veja-as logo abaixo:

-O tempo verbal deve ser um único padrão para todo o relatório, ou seja, uma vez no passado, sempre no passado.

 -Procure utilizar a terceira pessoa e evitar a utilização de expressões como ‘no nosso experimento’, ‘meus resultados’, assim procure experimentar: ‘os resultados obtidos’, ‘no experimento realizado’, etc.

 -Procure relatar os itens de seu relatório com clareza, assim agrupe e organize as informações.

 -Não enfeite demais o seu relatório, pois este é um documento técnico, o qual deve conter um aspecto profissional. Desta forma, uma capa com nome da instituição, nome da disciplina, título da aula prática  integrante é essencial.

Sabendo estes itens necessários, partimos agora para a elaboração de seu relatório, o qual deve conter introdução, objetivo, resultados e discussões, conclusão, e dependendo do caso, referências. Logicamente, você deverá iniciar o seu roteiro com o título, a qual frase deverá indicar o conteúdo em poucas palavras. Em seguida, o resumo é interessante, mas não é necessário, onde você deverá descrever em poucas linhas tudo o que foi realizado, e se possível os resultados alcançados.

Na introdução, é preciso que você faça uma descrição de toda a teoria fornecida durante a aula prática, da discussão que foi realizada, enfim, de tudo que foi lhe apresentado, assim lembre-se de organizar as informações. Em seguida, informe o objetivo de tal aula prática, então, responda a pergunta: ‘Qual foi à finalidade da visita ou aula prática?’, assim no fim de tal descrição, como no último parágrafo, informe qual foi o resultado do trabalho. O resultado deve ser constituído na apresentação de todos os dados que foram obtidos, e assim se possível ser  apresentados em caracteres, tabelas, gráficos, enfim, da melhor forma que considerar para a apresentação do trabalho.

A conclusão é a parte em que você deverá desenvolver uma síntese pessoal em relação às conclusões alcançadas com o trabalho, sendo que se preferir, você poderá enumerar os resultados mais importantes da aula prática, mas não se deve apresentar uma discussão que não esteja relacionada com o tema ou trabalho em questão. Por último, quais foram as referências utilizadas para a elaboração de seu roteiro? Sites, livros, artigos, enfim, quaisquer fontes devem ser citadas, já que são normas da ABNT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário