segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A linguagem e o mundo do trabalho

A ENTREVISTA DE EMPREGO, TERROR OU PRAZER?

          Não há porque temer uma entrevista. Ao contrário, pense em que pode ser uma oportunidade de você mostrar para a pessoa que está entrevistando quais são as suas qualidades e por quais motivos deveria recomendar a sua contratação.
         A entrevista é uma conversa entre duas pessoas, sempre com objetivos definidos para ambos. Uma entrevista de emprego não é uma simples conversa, porque as duas pessoas estarão frente a frente para descobrir o que, no perfil de cada um, interessa ao outro.
          O especialista John Flertcher explica quais são os objetivos mais comuns de uma entrevista ( tanto do ponto de vista de quem entrevista como do ponto de vista de quem é entrevistado), no livro " Como conduzir entrevistas eficazes ( Clio Editora, São Paulo, tradução de Maria Cristina F. da Silva, 1997):

ü      Melhorar a performance de alguém
ü      Avaliar ou melhorar a moral, a motivação ou as atitudes de alguém
ü      Dar ou receber informações
ü      Permitir que o subordinado ou o chefe expressassem seus pontos de vista ou façam um desabafo.
ü      Melhorar sistemas, procedimentos ou implementar um novo programa de ação.
ü      Esclarecer mal-entendimentos.
ü      Descobrir se a última entrevista foi bem sucedida ou não.

PLANEJAMENTO

          Nada se faz sem planejamento adequado. Você tem uma entrevista de emprego marcada? Então faça um planejamento.
          Primeiro raciocine sobre qual é o objetivo da entrevista, no seu caso. O potencial empregador quer saber:

  1. Quem você é?
  2. O que você já fez?
  3. O que o seu ultimo empregador acha de você?
  4. Que resultados conseguiram nos últimos empregos?
  5. O que pode fazer para a empresa dele?
  6. O que pode conseguir fazendo o que faz para a empresa dele?
          Para responder as questões de 1 a 4, você deve levar um currículo para a entrevista: pode ser que o seu entrevistador não tenha tido tempo de ler ou tenha lido há algum tempo e precisa refrescar a memória a respeito das suas informações profissionais. Ainda para responder a estas perguntas você deve levar portfólio pronto para apresentar, se necessário: na entrevista, momento em que se tem a oportunidade de detalhar experiências, deve entrar em cena o portfólio, que não é a mesma coisa que currículo - o portfólio é o conjunto de exemplos de material que você produziu ao longo de sua carreira. E, também para responder a essas perguntas, faça previamente um roteiro breve do que você dirá, na entrevista, preferivelmente seguindo a ordem colocada no currículo.

           Para as perguntas 5 e 6, você terá que fazer a lição de casa. Primeiramente, descobrir o máximo possível de informações sobre a empresa, número de funcionários, o que produz técnicas de venda e de distribuição, relacionamento com o mercado, imagem que tem juntado ao público e à concorrência, problemas que pode estar enfrentando. Em segundo lugar, tenha consciência de qual é a função para a qual o entrevistador está encaminhando você. Verifique como você pode contribuir para a empresa com a sua experiência e formação. E saiba se há alguma coisa que você pode aprender para desempenhar de melhor forma a função para a qual foi cogitado.

REFERÊNCIAS

          O entrevistador deve aproveitar a entrevista para pedir a você nomes de pessoas que podem dar referências a seu respeito. É importante para o entrevistador saber como era o seu relacionamento profissional com o seu emprego anterior, e normalmente dá preferência a quem foi seu superior imediato para perguntar sobre o seu desempenho no trabalho.
           Por esta razão, faça contato dom seus antigos chefes e peça licença para que o seu entrevistador faça contato com eles. Explique claramente que se trata de uma referência para um novo trabalho e diga que espera que eles falem bem de você. Se sentir que há hesitação no seu chefe anterior de falar bem de você, desculpe-se e desista.não arrisque indicar alguém que pode dar referências ruins sobre o seu trabalho. Nesse caso prefira indicar um ex-colega de trabalho.

DURANTE A ENTREVISTA

           Permaneça ligado ao objetivo principal da entrevista: o entrevistador quer saber como você pode ser útil para a empresa. Perguntas que fugirem dessa abordagem deverão ser curtas e objetivas. Perguntas que objetivarem o aprofundamento dessa abordagem ser igualmente objetivas, mas ao mesmo tempo mais abrangentes.
            Tente conduzir a discussão. Isto demonstrará firmeza, segurança, conhecimento. Mas não se deixe levar pela emoção - a entrevista não é um processo frio, mas também não é ocasião para desabafar com o entrevistador a respeito dos seus problemas íntimos.
             Você tem o direito, como entrevistado, de ser tratado com educação e polidez, tem direito a ser ouvido com atenção e delicadeza e tem o direito de ser levado a sério. Exija os seus direitos. Da mesma maneira, é assim que você deve tratar o seu entrevistador.
              Adote uma postura de positivismo. Jamais mencione pessoas (ex-empregadores, por exemplo) para difamar, queixar-se ou condenar.
              Não minta em momento algum. Você pode até deixar de mencionar algumas condições de sua vida profissional ( como o fato de ter ficado pouco tempo em cada emprego anterior, ou o fato de ter sido demitido do último emprego), mas se for perguntado, fale sem medo. Explique as  razões da maneira mais objetiva e natural. Não é crime ser demitido oi ter permanecido pouco tempo em cada emprego - as situações de cada momento são diferentes. Você ganhará mais pontos com a franqueza e a sinceridade. Se você for descartado da vaga de emprego por essa razão, esse empregador não merece você.

NA ENTREVISTA, PRESTE ATENÇÂO PARA NÃO...

ü      Falar em demasia
ü      Franzir a testa em demasia
ü      Discordar em demasia
ü      Ser dogmático
ü      Mostrar impaciência
ü      Ser emotivo
ü      Ignorar perguntas
ü      Mudar de assunto de repente
ü      Desviar o olhar do entrevistador por muito tempo
ü      Contar piadas

A ENTREVISTA, SEGUNDO A PESQUISA

         O grupo Catho¹ ouviu, para a sua pesquisa " A Contratação, a Demissão e a Carreira dos Executivos Brasileiros", 1.356 executivos de todo o país, todos em posição de entrevistar e contratar pessoas. Observe as conclusões a que a pesquisa chega, e verifique o que pensa o potencial empregador, de maneira geral. Entender como funcionam as regras de contratação das empresas pode seguramente ajudar você a se posicionar durante uma entrevista:

1. Aparência
Homens - Os respondentes preferem entrevistar que usem terno azul marinho (67,1%), sem barba e sem bigode (90%) e com cabelos curtos (99,8%).
Mulheres - A maneira formal é a preferida para os executivos do sexo feminino. O tailleur é a roupa considerada mais adequada para uma entrevista de emprego, com maquiagem leve e cabelos curtos.

2. Restrições
          Os entrevistadores têm objeção em relação a fumantes (76,8%), obesos (73,3%), mulheres com filhos pequenos (62,6%), profissionais que ficam menos de 2 anos no emprego (93,8%), profissionais que têm um negócio próprio paralelo (87,6%), profissionais que estudam à noite (31,6%), profissionais que estão deixando um negócio próprio (48,4%), consultores independentes (61,4%), desempregados há mais de seis meses (50,4%), profissionais que lecionam no período noturno (41,9%), profissionais na faixa etária entre 45 e 49 anos (41,7%), profissionais na faixa etária entre 50 e 55 anos (66,2%), entre 55 e 59 anos (82,2%), e acima de 60 anos (90,9%).

3. Testes
          Como complementação da entrevista ou até previamente à entrevista, para pré-seleção dos candidatos que serão entrevistados, as empresas têm utilizado testes de inteligência, personalidade ou aptidão em 27,3% dos casos.  A avaliação grafológica é utilizada em 12,5% dos casos. Os resultados dos testes de personalidade são levados em consideração em 82% dos casos, os de níveis em 76% dos casos e os de grafologia em 47% dos casos.

4. Técnica de dinâmica de grupo
           São utilizadas as técnicas de dinâmica de grupo, mais intensamente, para definir a contratação de executivos de alta gerência: 49%.

5.   Duração de um processo de contratação
           Os processos de contratação de executivos têm duração, em termos medianos, de três a quatro semanas a partir do primeiro contato do candidato com empresa até o oferecimento do trabalho.

6. Número de entrevistas
            Os candidatos, em termos medianos, são entrevistados entre 2,3 a 2,8 vezes antes de receber uma oferta.

NÃO FIQUE ANSIOSO

           Um dos maiores problemas durante um entrevista é que o candidato pode ficar ansioso antes da conversa e durante a conversa.
           Calma! Uma entrevista não é uma ameaça.
           Ao contrario: se você foi chamado para uma entrevista, é porque já passou da primeira fase do recrutamento, que foi a análise do currículo. Portanto, você já é uma pessoa especial para o entrevistador, porque foi pré-selecionado. Isto somente já é motivo para aumentar a sua autoconfiança.

            Calma! Não tenha medo de ser rejeitado.

            Ao contrario: você está num processo de competição com outras pessoas. E nem sabe quem são as outras pessoas. Portanto, confie em você e esqueça que há outros candidatos. Concentre-se em mostrar o melhor de tudo o que você tem para oferecer. Se o seu melhor não basta para a empresa, ela não serviria para você.

            Então, deixe a ansiedade de lado e concentre-se em ser natural verdadeiro. Se a ansiedade faz parte de você, deixe que ela aconteça. Mas você pode controlar a ansiedade:

ü      Respirar profundamente, lentamente; depois de alguns minutos você já estará mais calmo.
ü      Respondendo as perguntas devagar, sem se apressar.
ü      Falando em tom normal, nem baixo demais e nem alto demais.
ü      Perguntando sempre o que não entendeu em alguma pergunta.
ü      Evitando misturar emoções à conversa, que tem que ser racional.

             Entrevista deve ser uma oportunidade de você mostrar suas qualidades, de mostrar o que tem de melhor. Impressione o entrevistador. Você consegue.

Fonte: Jornal Carreira & Sucesso
_______________
1.  A Catho Online é o maior site de classificados de currículos e empregos da América Latina.
Os profissionais, que pagam para anunciar seus currículos, podem se candidatar às vagas de emprego anunciadas na Catho Online e ter acesso a serviços para auxiliá-lo no agendamento de entrevistas de emprego. As empresas, por sua vez, anunciam suas vagas gratuitamente, para que recebam os currículos dos profissionais interessados e tenham acesso a serviços que servem de intermediário no processo de contratação.

OBSERVAÇÃO:
Ao submeter-se a uma entrevista concorrendo a um emprego, o candidato deve estar preparado para evitar passar por constrangimentos. É importante que ele conheça detalhes sobre o cargo para o qual está concorrendo e procure também conhecer um pouco sobre a empresa.

 
01. Comportamento e atitudes erradas podem acabar com suas chances de uma boa vaga: O nervosismo e a ansiedade podem até justificar algumas gafes e equívocos em uma entrevista de emprego, no entanto, existem falhas que devem ser evitadas, pois podem colocar em risco a sua chance de conquistar a vaga.
02. Português: Falar e escrever corretamente, sem o uso de gírias, conta muitos pontos para o candidato. Vícios de linguagem como "né" e "tipo" causam má impressão. Em caso de erro, corrija!
03. Mentiras: Elaborar histórias fantasiosas sobre cursos ou experiências em seu currículo ou entrevistas não cola. Se não tiver conhecimentos nas áreas solicitadas, mostre seu interesse em aprender.
04. Postura corporativa: Dar risadas, criticar os demais participantes ou fazer piadas em excesso não são comportamentos esperados pelo selecionador na hora da dinâmica.
05. Atrasos: Chegar com 15 minutos de antecedência é o ideal. A impressão dos candidatos que se atrasam é de falta de comprometimento. Calcule o seu tempo antes de ir para uma entrevista.
06. Falta de conhecimento: Sem conhecer a empresa, fica difícil ser contratado. Faça uma busca em sites da internet, assim você poderá ter mais ideias de como ela se posiciona no mercado e mostrará interesse ao entrevistador.
07. Falta de participação: Participe ativamente de todas as atividades. Apenas tome cuidado para não falar demais e deixar os outros candidatos sem espaço. Mostre que você sabe trabalhar em equipe e dê a oportunidade de outras pessoas também se expressarem.
08. Conversas: Evite conversas paralelas quando o recrutador ou os candidatos estiverem falando. Em uma dessas ocasiões, você pode perder explicações importantes sobre o processo seletivo.
09. Postura corporal: Sentar-se com postura "largada", ombros caídos, pés inquietos e batendo no chão, olhar disperso e mãos segurando a cabeça demonstrando tédio podem fazer você ser desclassificado.
10. Falta de ética: Falar mal sobre pessoas e de empresas pelas quais você passou não é bom para sua imagem. É antiético citar exemplos negativos, principalmente quando o candidato não está envolvido no episódio. Fofoca nem pensar!




Nenhum comentário:

Postar um comentário