sábado, 7 de janeiro de 2012

ENEM

VERGONHA NACIONAL

O Enem tornou-se uma banalização, parece-me ter perdido de uma vez por todas o pouquinho da credibilidade que ainda lhe restava. Alunos injustiçados com as notas das redações recorrem à justiça tentando fazer valer o direito a uma revisão, assim como fez o estudante Michael Cerqueira que serviu de exemplo para que outros estudantes, por direito, pudessem tomar a mesma atitude dele. Muito tem se discutido  sobre cidadania e protagonismo juvenil no meio escolar e isto tem feito com que os alunos possam reivindicar seus direitos. Eis aí um exemplo a ser seguido.
Li muitos rascunhos dos meus alunos e eles comentaram sobre as pequenas alterações que fizeram no "passar a limpo", alterações estas que de acordo com suas falas avaliei-as como positivas e que garantiam ainda mais a boa qualidade dos textos. Não entendo o motivo pelo qual as notas não se aproximaram das esperadas.
Será que a equipe (MEC/INEP) responsável pela correção das redações se considera única e "detentora" do saber? Será que nós somos incapazes de analisar o que os nossos alunos escrevem se estamos próximos todos os dias no decorrer da trajetória deles? Quem não os conhecem de perto compreendem bem como eles se destacam na escola? Precisam refletir um pouco mais sobre as correções feitas. O ser humano não é um mero objeto, merece respeito.
Para que temos de repassar aos alunos habilidades e competências para uma prova do Enem? Será que vale fazer todo um trabalho onde os direitos deles não são respeitados. Sei que as redações podem ser classificadas em grupos: boas, médias ou fracas o que não entendo é como são feitas as correções. Fica o subtendido, afinal fraudes e corrupções no Brasil, e por anos seguidos no Enem, não são mais nenhuma novidade. CONCORDAM???
Em 2010 postei no meu blog o texto "Mais respeito com os estudantes" e pensei que não escreveria mais sobre este assunto, mas infelizmente em 2011 o Enem mais uma vez falhou provando que o quesito incompetência tornou-se uma coisa normal e aqui estou novamente reforçando que nossos estudantes merecem respeito. Não podem ter seus textos marcados por pessoas sem compromisso ou pela velha desculpa de que o tempo é curto, tudo é muito rápido, tem que se corrigir tantas redações por dia para prestar conta do serviço, ou se faz sob pressão. PALHAÇADA!!! O corre-corre, para quem não conhece, deve-se ao fato de que quanto mais se corrige mais dinheiro se recebe por cada texto corrigido. EXPLICADO??? Daí o descaso que contribui para a falta de honestidade no país. "Educar pelo exemplo" não é apenas uma tarefa da escola e de professores mas de todos aqueles que tanto falam em moralidade e acabam sendo os maiores contribuintes da irresponsabilidade e impunidade brasileira.
Professor: Manoel Joaquim da Silva

Um comentário:

  1. Realmente Manoel infelizmente a educação também não está impune à corrupção. Nós que estamos mais próximos de nossos alunos sabemos de suas potencialidades.Que os próximos Enems sejam mais transparentes.

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