EREMT – ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO
MÉDIO DE TIMBAÚBA
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR EM SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Disciplinas
Professores
- Direitos Humanos - Carlos Augusto Silva
de Araújo
- Língua Portuguesa - Manoel Joaquim da
Silva
Envolvidos
Todos os alunos dos 3os
Anos do EMI
Turmas
A – B – C – D – E
Período de realização
1º Bimestre
INTRODUÇÃO
A interdisciplinaridade deve
nortear a formação dos alunos em geral. Segundo Faurez “há ao menos duas
ordenações distintas e complementares que estão na base da perspectiva
interdisciplinar: a primeira de caráter científico; a segunda de caráter
social”. Diante desta observação e visando melhor aprendizagem dos alunos,
decidimos organizar uma sequência didática para abordagem do mesmo tema: A carta argumentativa destacando-se
problemas sociais locais, desenvolvimento do senso crítico, a leitura e a
produção escrita.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar
aos alunos formas de perceber como os conteúdos se articulam levando--se em
consideração a dinâmica dos saberes que os tornará sujeitos ativos e
participantes do processo de construção do conhecimento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Oferecer
condições para que os alunos desenvolvam capacidades e competências relativas à
vida em sociedade.
Conhecer
através das aprendizagens, a realidade nas quais estão inseridos.
Discutir
temas polêmicos sobre questões sociais observadas no entorno da localidade onde
vivem.
Produzir
uma carta argumentativa e encaminhá-la ao órgão competente.
FOCO DO TRABALLHO
Direitos Humanos: - Saúde pública municipal
- Tema: “Direito dos usuários de saúde”
Língua Portuguesa: - Gênero textual: carta argumentativa
-
Tema: “A finalidade da carta argumentativa no contexto social”
CARGA HORÁRIA
Direitos
Humanos (D. H.): 5 h/a
Língua
Portuguesa (L. P.): 6 h/a
A
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
|
DISCIPLINA(S)
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ESTRATÉGIAS
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- Observar problemas no
sistema de saúde
pública municipal.
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D. H.
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- Leitura da “Carta dos
Direitos dos Usuários da Saúde”.
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- Aprender a reivindicar
direitos.
|
D. H.
|
- Discussão dirigida
sobre o tema “Saúde Pública”.
|
- Comentar sobre carta
argumentativa.
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D. H. e L. P.
|
- Exposição dialogada.
|
- Esquema teórico e
exemplos de cartas
argumentativas.
|
L. P.
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- Apresentação da
teoria, leitura e comentários.
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- Destaque para o valor
dos argumentos em um texto.
|
D. H. e L. P.
|
- Os argumentos na
carta.
|
- Discutir temas
polêmicos.
|
D. H. e L. P.
|
- Tempestade de ideias.
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- Orientações para a
produção das cartas.
|
L. P.
|
- Como escrever a carta
(passo a passo).
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- Acompanhamento no
processo de elaboração das cartas.
|
D. H. e L. P.
|
- Observação: teor do
conteúdo.
|
- Reescrever o texto.
|
L. P.
|
- Releitura e reescrita.
|
- Apresentar a carta em
sala.
|
D. H.
|
- Leitura.
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- Avaliação das cartas.
|
D. H. e L. P.
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- Correção.
|
- Correção final das
cartas.
|
L. P.
|
- Releitura e reescrita.
|
- Encaminhamento de
cartas à Secretaria
Municipal de Saúde.
|
D. H.
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- Destino do documento.
|
Obs.: As cartas enviadas serão acompanhadas de um documento explicando a
finalidade do trabalho escolar, evitando-se assim qualquer tipo de
interpretação insatisfatória por parte do destinatário.
AVALIAÇÃO
Maior
participação dos alunos.
Um
novo olhar sobre as questões sociais.
Incentivo
a leitura e a pesquisa.
Melhor
desenvolvimento da escrita.
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