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sexta-feira, 27 de maio de 2011

Projeto de aula interdisciplinar Prof. Manoel(Port.) Zimar (Hist.)






ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DE TIMBAÚBA - EREMT


Língua Portuguesa unindo Literatura e História

PROFESSORES: Manoel Joaquim da Silva
Zilmar Cavalcanti de F. Barbosa




Timbaúba (PE) / 2011


Língua Portuguesa unindo Literatura e História

Escola de Referência em Ensino Médio de Timbaúba - EREMT




O projeto Língua Portuguesa unindo Literatura e História é uma iniciativa dos professores Manoel Joaquim da Silva (Língua Portuguesa) e Zilmar Cavalcanti de F. Barbosa (História), para ser vivenciado com alunos do 3º ano do Ensino Médio tendo a finalidade de estabelecer relações entre as disciplinas na construção do conhecimento.


"Uma literatura que não respire o ar da sociedade que lhe é contemporânea, que não ouse comunicar à sociedade os seus próprios sofrimentos e as suas próprias aspirações, que não seja capaz de perceber a tempo os perigos morais e sociais que lhe dizem respeito, não merece o nome de literatura: quando muito pode aspirar a ser cosmética." "( Alexander Soljenitsyne )



"Os governos suspeitam da literatura porque é uma força que lhes escapa. "( Émile Zola )




Língua Portuguesa unindo Literatura e História


JUSTIFICATIVA

A Literatura não tem o poder de modificar a realidade, mas certamente é capaz de fazer com que as pessoas reavaliem sua própria vida e mudem de comportamentos. Ela poder provocar a reflexão e responder, por meio de construções simbólicas, perguntas que inquietam os seres humanos.
A História tem a difícil tarefa de combater o esquecimento e preservar a memória coletiva, base para a afirmação da identidade cultural de todos os povos, grupos e indivíduos. Os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, daí a necessidade de conhecer o passado para que possam compreender melhor a realidade em que vivem.
Na prática pedagógica, há entraves em alguns conteúdos. É necessário que professores planejem, escolham o melhor caminho para os estudantes aprimorarem seus interesses. Como Literatura e História têm pontos em comum no que se refere ao contexto histórico e temos percebido que muitas vezes, devido a dicotomia, os estudantes não se dão conta da importância de que os pontos discutidos são comuns ao mesmo assunto, decidimos proporcionar condições para melhor aproximar os conteúdos a partir do estudo coletivo mais dinâmico.
Partindo-se desta visão, a elaboração deste projeto visa não somente relacionar os conteúdos entre as disciplinas, mas também proporcionar aos estudantes um conhecimento mais apropriado dos conceitos que permeiam diferentes áreas de conhecimento e que são capazes de proporcionar-lhes uma aprendizagem mais significativa em meio as diferentes linguagens.


OBJETIVOS

Geral
Integrar as disciplinas Língua Portuguesa (Literatura) e História, proporcionando aos estudantes melhor conhecimento do contexto histórico que marcou o Pré-Modernismo e o Modernismo no Brasil.

Específicos
Compreender a importância do estudo a partir de relações interdisciplinares.
Relacionar o contexto literário com a história.
Discutir o papel da literatura e da historia através dos tempos e suas relações com o presente.




Língua Portuguesa unindo Literatura e História


METODOLOGIA

O projeto será vivenciado em momentos específicos nas aulas de Língua Portuguesa e História. Conforme o planejamento, os conteúdos serão trabalhados a partir das seguintes estratégias:
- Apresentação do projeto ao grande grupo.
- Exposição dialogada das temáticas.
- Leituras e debates.
- Pesquisas (orientações para a pesquisa bibliográfica).
- Organização de esquemas e produção de resumos.
- Apresentação em sala de aula de pontos estudados em grupo.
- Comentários de textos lidos.


DETALHAMENTO DE CONTEÚDOS

Literatura / História

Pré-Modernismo

- A Jovem República e seus conflitos
- Revolta da Armada
- Guerra de Canudos
- Revolta da Vacina
- Revolta da Chibata
- Levante do Juazeiro
- Revolta do Contestado
- As greves proletárias urbanas

- Semana da Arte Moderna

Modernismo

- Manifesto da poesia Pau-Brasil
- Verde-Amarelismo
- O fim da República Velha

Pós-Modernismo

- Fim da Segunda Guerra Mundial
- A Guerra Fria







Língua Portuguesa unindo Literatura e História

CRONOGRAMA

Não há um período determinado para execução e conclusão do projeto, uma vez que
os conteúdos referentes ao Modernismo serão trabalhados durante todo o ano letivo e
haverá sempre a necessidade de retomadas dos pontos importantes referentes ao contexto histórico. Este projeto, vivenciado no segundo bimestre, servirá de embasamento no transcorrer do processo de aprendizagem.


RESULTADOS

Espera-se que durante e após a realização do projeto o estudante seja capaz de:
- discutir pontos polêmicos da história e suas relações com o contexto literário;
- despertar para uma visão crítica no meio em que vivem;
- tirar conclusões lógicas dos temas estudados;
- apresentar sínteses dos conteúdos.


AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá durante a realização de todas as atividades, onde serão observados pontos como participação e desempenho dos envolvidos. Os textos produzidos também serão instrumentos fundamentais no processo. Será realizado no final um seminário para que possamos detectar através da oralidade, se os resultados esperados foram alcançados.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABAURRE, Maria Luiza M. PONTARA, Marcela M. Literatura brasileira: tempos, leitores e leituras. V. único. São Paulo: Moderna, 2005.
CEREJA, William Roberto e MAGALHÃES, Tereza Cochar. Português: Linguagens. V. 3: ensino médio -1.ed.- São Paulo: Atual, 2005
De NICOLA, José. Português: ensino médio. V. 3. - São Paulo: Scipione, 2005.
FERREIRA, João Hidalgo. Nova História Integrada. Ensino Médio: Volume único - Campinas, SP: Companhia da Escola, 2005.
VAINFAS, Ronaldo... [et. al.]. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3 - São Paulo: Saraiva, 2010.








ANEXOS

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