terça-feira, 19 de abril de 2011

AVENTURA PEDAGÓGICA

"Ler Aventura Pedagógica é refletir sobre a angústia do educador que se transformou em educando trocando experiências com suas meninas; é descobrir, com amargura, que às vezes as teorias só funcionam quando aprendemos a ser menos frios e mais humanos, capazes de conhecer a prática no caminho da revelação; é emocoinar-se com a alegria do educador que, pouco a pouco grão por grão, migalha por migalha contruiu um mundo novo no seu duríssimo dia a dia..."

Luiz Fernando Emediato


"Educar é sempre uma aposta no outro. Ao contrário do ceticismo dos que querem "ver para crer", costuma-se dizer que o educador é aquele que buscará sempre "crer para ver". De fato, quem não apostar que existem nas crianças e nos jovens com quem trabalhamos qualidades que, muitas vezes, não se fazem evidente nos seus atos, não se presta verdaeiramente, ao trabalho educativo."
Antonio Carlos Gomes da Costa


Ao ler a obra Aventura Pedagógica: Caminhos e Descaminhos de uma Ação Educativa, de Antonio Carlos, refleti sobre prática pedagógica e inspirei-me para escrever este poema com rimas alternadas e composto por dezesseis estrofes de quatro versos.


"AVENTURA PEDAGÓGICA"

* Manoel Joaquim da Silva

Sabes o que é aventura?

Ainda mais pedagógica?

Procuras entender sem mistura

pois tudo tem sua lógica.


Para viver aventuras

e alcançar objetivos

é trabalhar com culturas

e seus vários adjetivos.


Na relação educador-eucando

envolvem-se os dois agentes

que no processo devem ir buscando

meios bem mais atraentes.


Uma proposta no outro

confiar, "crer para ver"

como o potencial do outro

faz aprendizagem acontecer.


Educador - cidadão - homem

homem - mundo - conhecimento

concepções que sustentam

"eixos" e aprofundamento.


Na concepção de homem

produto das relações sociais

as práticas se desenvolvem

com ações originais.


Vem a concepção de mundo

com ação transformadora

o pensamento em um segundo

prática questionadora.


Concepção de conhecimento

nesta ação não há atrapalho

a consciência sem lamento

liga-se ao mundo do trabalho.


Educar é criar espaços

levar o educando à ação

sem se cruzar os braços

semeando educação.


O trabalho não se fecha

com o tempo não senhor

segue uma linha que deixa

marcas no educador.


Liberdade no processo

se deve direcionar

o educador se excesso

com ordem a trabalhar.


Quem é o educador?

Organizador, dirigente

que deve ser criador

e na prética consistente.


O educador é parceiro

também interlocutor

não deve ser rotineiro

mas ativo em seu labor.


O realismo pedagógico

quebra mitos e ilusões

descarta o que não é lógico

faz refletir na ações.


Para estruturar o processo

que se chama educativo

é preciso o progresso

no meio interativo.


Entender o itinerário

de luta e de trabalho

não é apenas ensinar em meio

[intermediário

é somar também esforços suprimindo

[o atrapalho


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*Professor de Língua Portuguesa da Escola de Referência em Ensino Médio de Timbaúba (PE)

Semana de estudos pedagógicos - Gr. Linguagem, Códigos e suas Tecnologias.




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