sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Professores do Brasil


Professor é luz que não se apaga e conduz a luz aos alunos sedentos de saber. Aos sedentos esta luz clareia imensamente, aos demais, ela vai aos poucos, tentando a passos lentos, acender a tocha que aflora o saber.

O que comemorar? O dia do professor? Um dia apenas? Não! Não! Não! Dia do professor é todo dia. É ele que sai de casa para enfrentar uma rotina diária de horas e de aulas que as vezes sufoca ofegantemente. É ele que precisa controlar impulsos quando se vê diante de uma situação intrigante. É ele que dá ordens, quer exigir o melhor e é o único profissional que na maioria das vezes pede para trabalhar. É, pede para trabalhar. Silêncio! Prestem atenção! Façam! Fizeram? Trouxeram? Entenderam? Estudem! Etc.

Na luta pela sobrevivência o professor corre desesperadamente de um lugar para outro para ter uma melhor qualidade de vida. Qualidade de vida? Qual? Lhe falta recursos e tempo para passear, está com a família desfrutando de coisas boas, locar bons filmes, fazer cursos, comprar livros...

Mas o professor não desiste! Tenta sobreviver como pode. Vive momentos de alegria e também de desânimo provocados pelos dissabores que marcam o seu campo existencial. Respira! Vai em frente. Busca forças. Recomeça.

O professor é um sonhador. Sonha com dias melhores. Acredita no amor, acredita que sua profissão é única e que somente ela é capaz de ajudar na transformação de um país e de uma sociedade marcados pela ganância e extravagância do homem. O professor espera o reconhecimento, porém tem suas expectativas frustradas e interrompidas quando vê determinadas medidas entrando em ação e o seu nome enquanto profissional torna-se a peça fundamental de um jogo sujo organizado por crápulas que só pensam em sugar a nação brasileira. Mesmo assim vai seguindo no seu labor porque sonha e sonhar faz parte de quem acredita, apesar de tudo, na educação que liberta e transforma.

É desumano. É desumano ouvir dizer que para o país se reerguer é necessário fazer cortes na educação. Cretinice! Burrice! Roubalheira! Não pensar em educação como bem de todos e para todos é tudo isto e muito mais. Professor não é cretino, não é burro e nem é ladrão. Professor é gente detentora do saber que os que se dizem “governar” este país não têm, parecem(são) leigos, verdadeiros analfabetos. Falam em cortar regalias do professor. Que regalias? A vida do professor já é limitada. Os que dizem ser necessário fazer cortes, saiam da sua zona de conforto e experimentem um dia de professor numa comunidade bem carente e ao final do mês passem em um supermercado com o salário de um professor que saberão o que é ter regalias. Para resolver a situação ou parte dela, deveriam ser cortadas regalias de muitos salafrários que estão no poder, de cargos fantasmas e comissionados com altos salários e muitas outras coisas. Canalhas, PROFESSOR merece respeito!

Professores do Brasil! Todos nós que vivemos o dia a dia da escola somos heróis. Heróis porque somos honestos, sinceros, não enganamos e nem ludibriamos a mente de outros. Pelo contrário, lutamos para não termos uma massa alienada como muitos querem para manobra-la. Façamos a nossa parte na certeza de que somos professores, profissionais dignos de aplausos e louvores. Aos que nos massacram, nossa repugnância!

Por: Manoel Joaquim da Silva

15/10/2016 -  Dia do Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário