Google+ Followers

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Enem 2015



Dicas para o Enem 2015

01. Prestar atenção a aula: uma das dicas mais importantes, pois é onde se assimila o conteúdo.
02. Perguntar sempre que tiver dúvida: se durante uma aula o professor explicou algo e você não entendeu, não tenha vergonha pergunte e peça para repetir.
03. Personalidade: cada pessoa tem um jeito e assimila o conteúdo de maneira diferente. Anotando, gravando ou até repetindo. Não importa. Você precisa descobrir de que modo aprende mais fácil.
04. Faltou em uma aula: peça o conteúdo emprestado ao amigo ou pergunte ao professor o que foi dado, assim não corre o risco de ficar perdido.
05. Estude fora de sala de aula: procure material extra aula para que possa aperfeiçoar sua aprendizagem. Aluno bom é aquele que vai além da sala de aula.
06. Pesquisar: Está com dificuldade no conteúdo? Pesquise mais sobre o assunto. Hoje em dia é muito fácil encontrar na internet o que precisa.
07. Local: o espaço onde estuda precisa ser organizado, bem iluminado, arejado, confortável e sem distrações.
08. Material: antes de começar os estudos, separe todo o material necessário, assim não fica parando o tempo inteiro.
09. Lista de tarefas: comece sempre pela matéria ou conteúdo mais difícil e faça uma coisa de cada vez pois a preocupação com outra tarefas pode atrapalhar a concentração.
10. Descanse e relaxe: a cada hora estudada levante, espreguice, tome um copo de água e depois retorne aos estudos. Distração é fundamental para mente também.

Escolha do curso/profissão

Comece por pesquisar as descrições apresentadas na seção “Profissões e universidades” deste site. Descarte então aquelas que estão bem longe de seus interesses e avance no processo.

Reflita sobre sua história pessoal no sentido de que valores vocês traz consigo, que experiências foram positivas ou trouxeram desafios que você deseja superar, que contatos com profissões você já teve e como você os avalia.

Busque então se informar sobre a história do trabalho em nossa sociedade: as variações da economia, os projetos políticos em jogo, o desenvolvimento de novas tecnologias, as formas de vínculo trabalhista que existem. Imagine os ambientes de trabalho, as rotinas, o tipo de relações com outras pessoas que as profissões estabelecem.

Escolher uma profissão é um processo complexo. Não há uma resposta simples e direta. É você que deve construir esta resposta depois de pensar sobre as questões acima expostas e sobre outras muitas (observe outras tantas respostas nesta seção deste site).

Depois de refletir sobre você mesma, sobre a realidade do trabalho em nossa sociedade e sobre as profissões (o que exige muita pesquisa), haverá um momento em que você terá que tomar um “ato de coragem”, ou seja, que assumirá os riscos inevitáveis diante do futuro. Mas eles estarão acompanhados de um projeto de futuro, seu projeto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário