MODERNIMO – 2ª FASE MODERNISTA
LEIA SOBRE A
SEGUNDA GERAÇÃO MODERNISTA E RESPONDA AS QUETÕES
Questões de
vestibulares
01. (FUVEST) Com o próprio titulo indica, no Romanceiro
da Inconfidência, de Cecília Meireles, os romances têm como referência nuclear
já frustrada rebelião na Vila Rica do Século XVIII. No entanto, deve-se
reconhecer que:
a) A base histórica utilizada no poema converte-se no
lirismo transcendente e amargo que caracteriza as outras obras da autora.
b) As intenções ideológicas da autora e a estrutura
narrativa do poema emprestam ao texto as virtudes de uma elaborada prosa
poética.
c) A imaginação poética dá à autora a possibilidade de
interferir no curso dos episódios essenciais da rebelião, lhes alterando o
rumo.
d) A matéria histórica tanto alimenta a expressão poética
no desenvolvimento dos fatos centrais quanto motiva o lirismo reflexivo.
e) A preocupação com a fidedignidade histórica e com o
tom épico atenua o sentimento dramático da
vida, habitual na poesia da autora.
02. (FUVEST) Refere-se corretamente a Alguma poesia, de
Drummond, a seguinte afirmação:
a) A imagem do poeta como gauche revela a sua militância
na poesia engajada e participante, de esquerda.
b) As oposições sujeito-mundo e província-metrópole são
fundamentais em vários poemas.
c) A filiação modernista do livro liberou o poeta das
preocupações com a elaboração formal dos poemas.
d) O livro não contém textos metalinguísticos, o que
caracteriza a primeira fase do autor.
e) A ironia e o humor evitam que o eu-lírico se distancie
ou se isole, proporcionando-lhe a comunhão com o mundo exterior.
Texto para as questões 03 e 04
SENTIMENTAL
Ponho-me a
escrever teu nome
com letras de
macarrão.
No prato, a sopa
esfria, cheia de escamas
E debruçados na
mesa todos contemplam
esse romântico
trabalho.
Desgraçadamente
falta uma letra,
uma letra somente
para acabar teu
nome!
- Está sonhando? Olhe que a sopa esfria!
Eu estava
sonhando...
E há em todas as
consciências um cartaz amarelo:
Neste país é
proibido sonhar.
03. (PUCCAMP) Este poema é caracteristicamente
modernista, porque nele:
a) A uniformidade dos versos reforça a simplicidade dos
sentimentos experimentados pelo poeta.
b) Tematiza-se o ato de sonhar, valorizando-se o modo de
composição da linguagem surrealista.
c) Satiriza-se o estilo da poesia romântica, defendendo
os padrões da poesia clássica.
d) A linguagem coloquial dos versos livres apresenta com
humor o lirismo encarnado na cena cotidiana.
e) O dia a dia surge como novo palco das sensações
poéticas, sem imprimir a alteração profunda na linguagem lírica.
04. (PUCCAMP) Destacam-se neste poema características
marcantes do Drummond modernista. São elas:
a) A tendência
metafísica, o discurso sentencioso e o humor sutil.
b) A memória
familiar, o canto elegíaco e a linguagem fragmentada.
c) A exposição da
timidez pessoal, a fala amargurada e a recuperação da forma fixa.
d) A preocupação
de cunho social, o pessimismo e a desintegração do verso.
e) O isolamento da
personalidade lírica, a ironia e o estilo prosaico.
Texto para a questão 05
(...) Da garrafa
estilhaçada,
no ladrilho já
sereno
escorre uma coisa
espessa
que é leite,
sangue... não sei.
Por entre objetos
confusos,
Mal redimidos da
noite,
Duas cores se
procuram,
suavemente se
tocam,
amorosamente se
enlaçam,
formando um
terceiro tom
a que chamamos de
aurora.
05. (PUC) Em 1945, Carlos Drummond de Andrade escreveu A
Rosa do Povo, da qual o fragmento acima faz parte. Nele podemos verificar:
a) uma análise do
comportamento humano, na relação cidade e campo;
b) apenas uma
teoria de sua própria produção poética;
c) uma reflexão
sobre os valores teológicos e metafísicos do homem contemporâneo;
d) uma temática
social e política e uma denúncia das dilacerações do mundo;
e) n.d.a.
Texto para a questão 6
(...) Da garrafa
estilhaçada,
no ladrilho já
sereno
escorre uma coisa
espessa
que é leite,
sangue... não sei.
Por entre objetos
confusos,
Mal redimidos da
noite,
Duas cores se
procuram,
suavemente se
tocam,
amorosamente se
enlaçam,
formando um
terceiro tom
a que chamamos de
aurora.
06. (PUC) No fragmento acima, Carlos Drummond de Andrade
constrói, poeticamente, a aurora. O que permite visualizar este momento do dia
corresponde:
a) a objetos
confusos mal redimidos da noite;
b) à garrafa
estilhaçada e ao ladrilho sereno;
c) à aproximação
suave de dois corpos;
d) ao enlace
amoroso de duas cores;
e) ao fluir
espesso do sangue sobre o ladrilho.
07. (UFSM-RS-adaptada) Assinale a alternativa incorreta a
respeito da poesia de Carlos Drummond de Andrade:
a) O jogo verbal, em alguns poemas, acentua a
relativização das várias faces da realidade.
b) O sujeito poético, várias vezes, reveste suas
expressões de um fino traço de humor.
c) O sujeito poético, constantemente, transmite sensações
de dúvida e de negação.
d) Os versos que contêm uma ênfase mística podem ser
vistos como produtos do fervor católico do poeta.
e) Importantes poemas publicados na década de 1940 tratam
de temas de caráter social.
08. (FATEC)
E o olhar estaria
ansioso esperando
e a cabeça ao
sabor da mágoa balançado
e o coração
fugindo e o coração voltando
e os minutos
passando e os minutos passando...
(Vinícius de
Moraes, O olhar para trás)
A figura de
linguagem que predomina nestes versos é:
a) A metáfora, expressa pela analogia entre o ato de
esperar e o ato de balançar.
b) A sinestesia, manifestada pela referência à interação dos sentidos: visão e coração no
momento de espera.
c) O polissíndeto, caracterizado pela repetição da
conjunção coordenada aditiva e, para conotar já intensidade da crescente sensação de ansiedade
contraditória do ato de esperar.
d) O pleonasmo, marcado pela repetição desnecessária da
conjunção coordenada sindética aditiva e.
e) O paradoxo, expresso pela contradição das ações
manifestadas pelos verbos no gerúndio.
09. (MACKENZIE)
Você, que só faz
usufruir
e tem mulher para
usar ou para exibir,
você vai ver um dia
em que toca você
foi bulir.
A mulher foi feita
pro amor e pro
perdão.
Cai nessa, não.
Cai nessa, não.
(Vinícius de Moraes e Toquinho)
Assinale a
alternativa correta, de acordo com o trecho acima:
a) O homem não se
deve iludir, porque a mulher é traiçoeira.
b) O importante,
na relação amorosa, são as aparências.
c) Usufruir, no
texto, significa esbanjar dinheiro.
d) A mulher é
superior ao homem, porque ama e perdoa.
e) Não se deve
crer que a mulher sabe apenas amar e perdoar.
10. (MACKENZIE)
CIDADEZINHA
QUALQUER
Casas entre
bananeiras
Mulheres entre
laranjeiras
Pomar amor cantar
Um homem vai
devagar.
Um cachorro vai
devagar.
Um burro vai
devagar.
Devagar... as
janelas olham.
Eta vida besta,
meu Deus!
Assinale a alternativa incorreta sobre o autor desse
poema:
a) Destacou-se como poeta da “fase heroica” do
Modernismo.
b) O humor, como recurso crítico, é uma das
características de sua poesia.
c) Em A Rosa do Povo expressa a esperança num mundo mais
justo.
d) É escritor reconhecido quer por sua obra poética, quer
por sua prosa, da qual se destacam as crônicas.
e) Antilirismo e ironia são traços estilísticos de sua
poesia.
Resolução:
01. D
02. B
03. D
04. E
05. E
06. D
07. D
08. C
09. E
10. A
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